Gaudí e a arte urbana de Barcelona
- 2706 Views
- joaquimnery
- 28 de agosto de 2011
- Destaques Espanha Europa
Barcelona tem na sua estrutura urbana, uma série de edifícios que são verdadeiras obras de arte. O artista maior desse movimento que surgiu no final do século XIX, denominado de Modernisme catalão e é uma variação da Art Nouveau, foi Antoni Gaudí, nascido em Reus, em 1852, Gaudi deixou boa parte da sua obra em Barcelona.

Um dos destaques é a Casa Batlló, localizada no Passeo de Grácia, numa área denominada de Ilha da Discórdia, em função da grande disputa visual que existe entre os edifícios da região.

A Casa Batlló, adotou o nome da família que encomendou o edifício, possui uma fachada rebuscada, coberta de azulejos e com sacadas curvas feitas de ferro.

Logo na entrada a escadaria principal da Casa Batlló sobe com um detalhe de mármore e madeira retorcido.

No telhado as escamas foram feitas para lembrar um dragão com São Jorge que é o padroeiro da Catalunha.

Uma das maiores obras urbanas de Gaudi foi o edifício de apartamentos denominado de Casa Milá e mais conhecida como La Pedrera, foi a última obra de gaudí antes de se dedicar inteiramente ao projeto da Sagrada Família. Fica localizada no Paseo de Grácia e foi construída entre 1906 e 1910.

O prédio fica numa esquina e possui 8 andares. É um conjunto de apartamentos e não possui nenhuma parede reta na sua estrutura.

As grades de ferro foram projetadas po Josep Maria Jujol e lembram algas nas paredes onduladas. O último andar é a sede do museu Gaudí.

Um dos pontos altos de La Pedreira é o telhado onde ficam vários dutos de ar e chaminés esculpidas. Parecem guerreiros assustadores. São chamados de espanta-bruxas.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.