Entrando da Provença pela Garganta do Ardèche
- 1190 Views
- joaquimnery
- 27 de maio de 2013
- Destaques Europa França
Saímos de Beaune para Avignon na Provença. Foram mais de 400 km de uma excelente estrada, porém cansativa. Decidimos seguir direto, pois o tempo estava muito ruim. Frio, neblina e chuva na maior parte do caminho.

A Provença é uma das regiões mais procuradas pelos turistas que viajam pelo interior da França. A região fica no sul do país, delimitada pelos Alpes e pela Itália a leste, pelo Rio Ródano a oeste e pelo Mar Mediterrâneo a sul. As atrações são muitas: A Cordilheira dos Alpes, As gargantas do Rio Ródano e seus afluentes e a Côte d’Azur no Mediterrâneo.

Os campos de lavandas de Aix-en-Provence, as cidades históricas como Avignon e Arles e a influência romana completam as atrações da Provença.

Somente na etapa final da estrada fizemos um desvio no caminho, para conhecer o Vale do Rio Ardèche, afluente do Rio Ródano. O desvio valeu a pena, apesar da temperatura que caiu bastante. Em plena primavera, final de abril, alcançamos 1 grau centígrado na subida para a garganta do Ardèche, um desfiladeiro profundo, com cerca de 30 km de extensão.

Infelizmente, como o tempo estava ruim e com neblina, não tivemos muitas chances para fotografias, porém chegamos ao ponto alto da estrada, a Pont D’Arc, onde conseguimos fazer alguns “cliques”.

A Pont D’Arc é uma incrível formação, onde o Rio Ardèche escava um buraco e passa por baixo da rocha, formando uma ponte natural. Na região existem muitas opções para camping e turismo ao ar livre, com aluguel de caiaques e canoas.

Chegamos a Avignon no final da tarde. Ficamos hospedados no bom Hotel De L’Horloge, numa localização excelente, dentro da cidade murada e a alguns metros do Palácio dos Papas de Avignon.

À noite fomos jantar no Restaurante La Mirande, considerado como um dos melhores da cidade. Sofisticado, localizado num prédio histórico. Um antigo banho público romano e mais tarde morada dos bispos de Avignon. Hoje um bom restaurante, mas o preço é maior do que a qualidade do menu.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.