A PIAZZA DELLA SIGNORIA E O DUOMO DE FLORENÇA
- 1922 Views
- joaquimnery
- 19 de julho de 2017
- Itália
17 de maio de 2017
A Piazza della Signoria e o Palazzo Vecchio formam o coração político e social de Florença. A Praça é intensamente procurada pelos turistas, por ser uma verdadeira galeria de arte ao ar livre. Faz uma síntese da história da cidade. Sempre foi um local de reuniões e reivindicações e hoje é um lugar de comemorações cívicas.

Na Praça ficam três grandes e maravilhosas estátuas: A de Netuno é obra de Bartolomeo Ammannati e celebra as vitórias navais da Toscana. Estava em reforma e cercada por tapumes. A do David é uma réplica do original da obra prima de Michelangelo, que esteve na Praça até 1873, quando foi transferida para a Galeria dell’Accademia. Comemora o triunfo sobre a tirania, através do personagem bíblico. O David é uma das obras mais famosas e consagradas de Michelangelo.

O destaque da escultura, que é uma das mais importantes obras do Renascimento, é a perfeição anatômica e o predomínio das formas curvas, uma das características de Michelangelo. A estátua foi executada entre 1501 e 1504 e mede 5,17 metros. É o símbolo maior de Florença.

A escultura do Hércules e Caco, que fica ao lado do David e na mesma praça foi esculpida por Baccio Bandinelli e retrata a vitória de Hércules sobre a maldade de Caco, um dos episódios dos “Doze Trabalhos de Hércules”.

Ao lado dessas três esculturas fenomenais fica a Loggia dei Lanzi, um edifício aberto que reúne mais uma série de esculturas magníficas de Florença. Ao fundo da Loggia ficam estátuas de imperadores romanos e na parte da frente destacam-se:

O Perseu segurando a cabeça da Medusa, de Cellini, uma espetacular escultura de bronze de 1554.

O Rapto das Sabinas, uma estátua de Giambologna de 1583, com três figuras entrelaçadas esculpidas em um único bloco de mármore.

Ao lado da Loggia dei Lanzi fica o Palazzo Vecchio, onde ainda funciona a prefeitura de Florença. O Palácio foi construído em 1322 e no alto da sua torre foi instalado um sino usado para convocar a cidade para reuniões. A Galeria Uffizi fica ao lado do Palazzo Vecchio e é o maior museu de arte da Itália.

Seguimos andando pelas ruas de Florença, até a Piazza del Duomo de Santa Maria del Fiori. A Catedral é o edifício mais alto da cidade e a quarta maior da Europa. A cúpula de telhas alaranjadas é um dos símbolos de Florença.

O campanário da Catedral é obra de Giotto, possui 85 metros de altura e é completamente revestido por um mármore branco, verde e rosa da Toscana.

Na frente da Catedral fica o Batistério, um dos tesouros de Florença. O Batistério é um prédio menor, ricamente decorado, com portões de bronze maravilhosos. O Portão Leste é a obra prima de Lorenzo Ghiberti. Foi denominado por Michelangelo de Portão do Paraíso e é considerado como uma das primeiras obras do Renascimento.

O portão que está hoje no Batistério é uma réplica. O original está exposto no Museu dell’Opera del Duomo. O portão de Ghiberti é esculpido em baixo relevo, com uma grande ilusão de profundidade.

Várias visitas podem ser feitas no Duomo. Uma delas dá acesso ao campanário, de onde se tem uma bela vista da cidade. A fila para o acesso ao campanário estava enorme. Desistimos. Preferimos conhecer o interior da igreja. A visita é gratuita.

Saímos do Duomo e fomos até o Mercado Central de Florença onde tínhamos um compromisso. Fomos a Florença para o casamento de um casal de amigos: Paula Duarte e Ewerton Visco. Nesta noite houve um encontro de confraternização numa pizzaria no Mercado Central.

O Mercado Central de Florença fica num edifício antigo com dois andares, construído em 1874, em ferro fundido. Nas barracas vende-se de tudo. Carnes, frangos, peixes, presuntos, queijos, salames, frutas, verduras etc. Existem também áreas destinadas a restaurantes. É uma excelente opção para turistas e locais. Saímos da confraternização e voltamos andando para o hotel. Antes porém, passamos mais uma vez na Piazza della Signoria, para um brinde final numa noite especial em Florença.

- Baccio Bandinelli
- Bartolomeo Ammannati
- Batistério
- Cellini
- David
- Doze Trabalhos de Hércules
- Duomo de Florença
- Duomo de Santa Maria del Fiori
- Europa
- Florença
- Galeria dell'Accademia
- Galeria Uffizi
- Giambologna
- Giotto
- Hércules e Caco
- Hotel Michelangelo
- Itália
- Loggia dei Lanzi
- Lorenzo Ghiberti
- Mercado Central de Florença
- Netuno
- O Rapto das Sabinas
- Palazzo Vecchio
- Perseu Segurando a Cabeça da Medusa
- Piazza del Duomo
- Piazza della Signoria
- Portão do Paraíso
- Portão Leste
- Renascimento
- Toscana
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.