Siracusa, a terra de Dionísio e Arquimedes
- 2782 Views
- joaquimnery
- 30 de novembro de 2014
- 1
- Destaques Europa Itália
03/10/2014
O Grand Hotel Ortigia fica em frente à marina de Siracusa. Atravessamos a rua e pegamos um barco para um tour ao redor da ilha de Ortigia.

O Passeio de barco passa pela Baía de Siracusa, contorna o Castelo Maniace, erguido por Frederico II em 1239, que sempre foi usado na defesa da cidade. Seguimos em direção às grutas de rochas calcária que aparecem na borda da cidade. Paramos para um excelente banho de mar nas águas mornas (que nessa época do ano não estavam tão mornas assim) do Mar Jônico na costa da Sicília.

No final do passeio seguimos andando pela passarela que contorna a Ilha de Ortigia, cheia de restaurantes e bares. Paramos para almoçar por aí.

No Caminho passamos pela mitológica Fonte de Aretusa, uma das atrações antigas de Siracusa, essa fonte de água doce fica bem pertinho do mar e é citada nos relatos mitológicos clássicos como sendo o local onde Aretusa emergiu do solo e foi transformada em fonte por Ártemis para fugir de Alfeu.

Após o almoço, pegamos um ônibus até o bairro de Neápolis, fora da ilha de Ortigia, onde fica o grande sítio arqueológico de Siracusa. São inúmeras ruinas do período Greco-romano da cidade.

As escavações do sítio arqueológico começaram na segunda metade do século XIX. O maior destaque do Parque Arqueológico é o monumental Teatro Grego, encravado na encosta do relevo e voltado para a planície de Siracusa, em frente ao mar.

O Teatro Grego data do século V a.C., já foi submetido a ampliações e transformações ainda na antiguidade. Era o centro da vida cultural de Siracusa, utilizado para representações teatrais clássicas e manifestações populares.

Na primeira metade do século XVI, o Teatro sofreu muito com explorações e retirada de materiais para serem utilizados nas fortificações de Ortigia.

Aí perto do Teatro Grego está a Pedreira Latomia del Paradiso, onde fica a enorme gruta denominada Orelha de Dionísio. O eco que sai da gruta permite que, o que se fala lá dentro possa ser ouvido claramente do lado de fora. Daí o nome de Orelha de Dionísio. O tirano prendia aí os seus inimigos e escutava do lado de fora, o que falavam.

A gruta foi usada como prisão pelo tirano Dionísio. Acredita-se que até sete mil atenienses foram presos aí e deixados à míngua até a morte em 413 a.C., em uma batalha descrita por Tucídides como a “maior ação da história helênica”.

Outra atração importante do Parque Arqueológico de Neapólis é o Anfiteatro Romano, uma espécie de “Coliseu” que data do século II d.C. e é o maior deste estilo na Sicília.

Ainda caminhamos por entre necrópolis romanas em busca do Túmulo de Arquimedes que fica aí nas ruínas. O matemático Arquimedes (287 a.C.), foi o mais famoso filho de Siracusa. Nasceu e viveu aí, sem nunca ter se afastado muito da cidade.

Arquimedes de Siracusa foi um dos principais cientistas da Antiguidade, com contribuições fundamentais para a Física e para a Matemática. Descobriu a Lei do Empuxo e a Lei da Alavanca. Contribuiu decisivamente para o desenvolvimento de experiências militares. Desenvolveu máquinas capazes de içar navios inimigos para fora d’água e outras para incendiar navios inimigos usando jogos de espelhos. Influenciou físicos como Galileu, Newton e Einstein.

Durante o cerco a Siracusa, em 212 a. C., Arquimedes foi morto por um soldado romano, mesmo depois de os soldados terem recebido ordens para que não o ferissem, devido à admiração que os líderes romanos tinham por ele.

Saímos do Parque Arqueológico de Siracusa e voltamos para a cidade onde ficamos por aí batendo pernas. À noite fomos jantar no excelente restaurante francês, Perbacco, que encontramos por um acaso.

- Alfeu
- Anfiteatro Romano
- Antiguidade
- Aretusa
- Arquimedes
- Arquimedes de Siracusa
- Artemis
- Baía de Siracusa
- Castelo Maniace
- Coliseu
- Dionísio
- Einstein
- Fonte de Aretusa
- Frederico II
- Galileu
- Grand Hotel Ortigia
- Ilha de Ortigia
- Itália
- Lei da Alavanca
- Lei do Empuxo
- Mar Jônico
- Neápolis
- Newton
- Orelha de Dionísio
- Ortigia
- Parque Arqueológico de Neapólis
- Parque Arqueológico de Siracusa
- Pedreira Latomia del Paradiso
- Perbacco
- Sicília
- Siracusa
- Túmulo de Arquimedes
- Teatro Grego
- Tucídides
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comment (1)
xykosanto
01 dez 2014Republicou isso em xykosanto.