La Rioja, a “meca” dos vinhos espanhóis
- 687 Views
- joaquimnery
- 24 de agosto de 2022
- Espanha Europa Super Destaque
Dia 18 de abril de 2022
La Rioja
Estávamos em Navarra, na cidade de Pamplona e pegamos a estrada em direção a Logroño, a capital da região de La Rioja, no norte da Espanha, cujos vinhedos estão entre os mais famosos do país. La Rioja é uma região com características bem rurais. Aldeias e pequenas cidades, geralmente construídas ao redor de igrejas e mosteiros.

Logroño, a capital de La Rioja
Logroño é uma cidade moderna, com avenidas largas, com aproximadamente 150 mil habitantes. É o centro comercial de toda a região agrícola de La Rioja e do turismo do vinho. Fomos direto para o Hotel Mercure Carlton, localizado no centro da cidade. Depois de dar entrada no hotel, seguimos a pé em direção ao centro antigo de Logroño, com ruas estreitas nos entornos do Rio Elbro.

A Calle Laurel
Um dos destaques do centro histórico é a Calle Laurel, cheia de bares e restaurantes, onde se pode provar uns pintxos (especialidade do País Basco), acompanhado de um bom vinho da região de Rioja.

O Restaurante Aurea Palacio de Correos
Depois de circular pela Calle Laurel, paramos para jantar no excelente restaurante Aurea Palacio de Correos, que descobrimos por um acaso e foi muito bom.

A Catedral de Santa Maria de la Redonda
A Catedral de Santa Maria de la Redonda, do século XVIII, é um dos destaques da arquitetura e história do lugar.

Dia 19 de abril de 2022
A vinícola Marqués de Riscal
Saímos de Logroño para Salamanca (371 km). Já tínhamos programado antes uma parada na vinícola Marqués de Riscal, um símbolo e uma das mais famosas da região, com um grande destaque no mundo do vinho. A vinícola fica na cidade de Elciego, um burgo medieval no alto de uma colina, que tem todas as características das vilas da região de Rioja.

A Cidade do Vinho
A Marqués de Riscal fundada em 1858, é uma das mais antigas e tradicionais vinícolas de La Rioja. Na propriedade da família que comanda a Marqués de Riscal, foi construída a Cidade do Vinho, que faz um paralelo entre os séculos XIX e XXI. Faz parte do complexo, a antiga adega da família e um novo edifício projetado pelo famoso arquiteto canadense, com nacionalidade americana, Frank Gehry, o mesmo que projetou o Museu Guggenheim de Bilbao, também na Espanha, na região do País Basco.

O Hotel Marqués de Riscal
O edifício desenhado por Frank Gehry abrange um complexo formado pelo Hotel Marqués de Riscal e o Spa Claudalie Vinothérapie. O projeto é formado por grandes placas de aço inox em cores que lembram as castas de uvas, inspirados nos grandes toneis de envelhecimento de vinhos. A construção é exótica e surpreendente. O arquiteto é especialista no uso de formas ousadas e de materiais incomuns.

Elciego
Depois que visitamos a loja da vinícola e adquirimos alguns vinhos, subimos até a cidadezinha de Elciego, para conseguir uma foto melhor do conjunto arquitetônico. Elciego é uma pacata vila com menos de mil habitantes. Paramos o carro numa das ruelas da cidade e conseguimos a bela foto a partir do mirante da igreja.

O Parador de Salamanca
Seguimos adiante em direção a Salamanca. Ficamos hospedados no bom hotel Parador onde existe uma bela imagem da Catedral de Salamanca. Saímos para caminhar, mas o frio e a chuva não davam trégua. Paramos no restaurante Doze para jantar e nos proteger do frio, em seguida voltamos de taxi para o hotel.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.