A Mesquita Azul, a Santa Sofia e a Cisterna de Istambul
No centro histórico de Istambul, bem pertinho do Hipódromo ficam dois dos principais monumentos e centro de visitação da cidade: A Basílica de Santa Sofia e a Mesquita Azul. Os dois monumentos estão separados por um grande e belo jardim.
A MESQUITA AZUL E A BASÍLICA DE SANTA SOFIA
A Mesquita Azul é também chamada Mesquita do Sultão Ahmet. Foi construída no início do século XVII, quando a cidade já estava em poder dos turcos otomanos e é a única mesquita de Istambul que possui seis minaretes.

A mesquita foi construída em estilo clássico otomano e na época, o Sultão Ahmet, quis fazê-la com grandiosidade e beleza para se contrapor à imponência da Basílica de Santa Sofia que fica ao lado.

Normalmente as mesquitas fazem parte de um complexo de prédios públicos que, nesse caso inclui uma escola de teologia, lojas, etc. O interior da mesquita é riquíssimo. Possui um belo conjunto de azulejos e ricos vitrais coloridos. Ao entrar na mesquita é necessário tirar os sapatos e não é permitido short, camiseta, bermuda, etc. Quem chega desprevenido, pode usar uma canga para ter acesso à mesquita.

A Basílica de Santa Sofia é o principal edifício histórico de Istambul. Foi construído na época em que Constantinopla era a capital do Império Bizantino, entre 532 e 537, pelo Imperador Justiniano I.

A Basílica é conhecida, também, como Hagia Sophia, que significa “Sagrada Sabedoria”. Com a queda de Constantinopla em 1453, a Basílica foi transformada em Mesquita pelos muçulmanos e hoje, ela se transformou num museu, desde 1935, quando Kemal Atatürk assumiu o poder da Turquia e a transformou em um país laico.

Possui uma abóboda central com 31m de diâmetro e 55,6m de altura. No interior da igreja existem mosaicos maravilhosos banhados a ouro. Toda a riqueza do Império Bizantino, na época convergiu para a Santa Sofia.

Ao lado da basílica de Santa Sofia existe uma das mais impressionantes construções de Istambul. A Cisterna da Basílica. É a maior das dezenas ou centenas de cisternas construídas em Istambul no período do Império Bizantino.

A Cisterna foi construída em 532. Possui 336 colunas romanas trazidas de templos pagãos da Anatólia, com estilos diversos: jônico, dórico e sobretudo coríntio. Ocupa uma área de 10.000 metros quadrados e tem 8m de altura. A capacidade da Cisterna é para 30 milhões de litros de água. Foi construída para prevenir a cidade de algum ataque que destruísse os seus aquedutos.

No interior da Cisterna existem duas colunas enigmáticas, com a base em forma de Cabeça de Medusa em posições diferentes. Não se sabe o significado das cabeças na Cisterna, mas os turistas adoram.
AS CABEÇAS DE MEDUSA NA BASE DAS COLUNAS
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (19)
Visite a Ásia: 6 destinos imperdíveis para conhecer!
10 jan 2018[…] tradições e o novo com o antigo. É possível conhecer mesquitas incríveis e locais como a Basílica de Santa Sofia, que já foi igreja católica e mesquita e, desde 1935, quando a Turquia se tornou um país laico, […]
solange caribé
11 dez 2017Achei Istambul um sonho! muito lindo!!!
Me Leva Embora Estrada Afora
13 fev 2017Amo esse lugar! Escrevi sobre ele em bit.ly/melevaistambul
Adorei o post!
Bjs,
Rafa Ely
http://www.melevaembora.com.br
Actair Graneiro
07 nov 2016Uma encantadora cidade histórica.
Uma cidade para se voltar sempre.
Amei Istambul!
Tomara que acalmem logo os confritos políticos e religiosos que ameaçam a paz deste magnífico país.
Ale
06 fev 2016Nao sabem o que estão falando ,
Um lugar onde não se pode adorar a Deus e se diz laico não e digno de elogios , boicotem! Assim como fazem com os inocentes.
Histórias da Luiza: Istambul - Revista Inspired
22 set 2015[…] da Basílica de Santa Sofia | Fonte: PinterestMesquita Azul | Fonte: umpouquinhodecadalugar.comInterior da Mesquita azul | […]
José Willemann
24 jul 2015Istambul, de fato, é uma cidade encantandora e de um povo acolhedor. A Igreja de Santa Sofia (ou Aya Sofia), a Mesquita azul, o Palácio Topkapi, a cisterna de Medusa e os ínumeros outros monumentos são encancatadores e revelam o embate entre nosso mundo greco-românico e o mundo muçulmano.
Os principais monunmentos ficam próximos uns dos outros, e bons hotéis e bons restaurantes por perto. Dá para fazer tudo a pé.
O Gran Bazar é outro ponto de atração imperdível.
José Willemann
artgo9
19 set 2014Turquia maravilhosa! Recomendo.
don
30 jul 2014me vi com o robert burder e ea dr atraz do agente biologico muito maravilhoso
Anônimo
29 maio 2014MARAVILHOSO!!!!!!!
Yolanda
20 mar 2014Lindo…ao ver o blog, revivi a leitura que fiz do ” Inferno “. Eu estava desatenta, mas fui despertada ao reconhecer os locais mencionados no livro. Emocionante.
Bianca
30 jan 2014Já está na minha lista de viagens! Também foi através do livro de Dan Brown “inferno” que essa cidade me despertou muita curiosidade 🙂
Paula Meireles
25 dez 2013Maravilhoso blog, qm me dera um dia poder ir lá. Descobri essas duas magníficas construções lendo Inferno, de Dan Brown, estou maravilhada.
ricardina
18 jun 2013Estambul, foi das cidades mais luxuosas que ja visitei. A mesquita azul é fabulosa! Esta cidade recomendo-a a todos os que suspiram visita-la. Aqui, tudo é imperioso! Para se ver esta cidade é preciso seguramente 4 a 5 dias e com carteira recheada, porque todas as visitas às mesquitas são cobradas. Depois, a não perder, é a visita à grande medina, onde os ourives de ouro, prata e pedras preciosas, abundam. Esta medina é monumental!!!!!!!!!!!!
Eneida Simas
08 dez 2012Ficamos, eu e meu marido, absolutamente extasiados com a belaza da Santa Sofia e da Mesquita Azul, quando lá estivemos em Junho de 2008. E quanta história e informação encontramos naquela paredes e colunas centenárias. Inesquecível!!!!
40º Domingão de Twittadas | Turquia | Diário de Mochileiro
06 out 2012[…] dicas istambul | LINK 64. @joaquimnery | a mesquita azul, a santa sofia e a cisterna de istambul | LINK 65. @ccbt | história da turquia em linhas gerais até 1923 | LINK 66. @ccbt | fé e turismo | […]
JOSE B FREITAS
19 set 2012queria ter nascido na epoca quen dera
JOSE B FREITAS
19 set 2012nao existe foram os estras terrestre ingrivel
Roberto
02 mar 2012Bacana! bela indicação de Uyara.
Valeu!