HOUT BAY E CAMPS BAY – LUGARES QUE ENCANTAM EM CAPE TOWN – abr/2012

Depois de visitarmos o Cabo da Boa Esperança começamos a retornar para Cape Town, passamos por Scarborough e por Noordhoek, locais de praia, surf e veraneio dos cidadãos da Cidade do Cabo.

Praia de Noordhoek

Praia de Noordhoek

No caminho pegamos uma estrada nas encostas da montanha é a Chapman’s Peak Road, uma das vias que liga Cape Town ao Cabo da Boa Esperança. Uma Estrada imperdível, fica entre Noordhoek e Hout Bay, tem um total de 9 km e de lá é possível apreciar paisagens maravilhosas  a cada curva no decorrer do trajeto.

A Chapman,s Peak Road, encravada nas rochas.

A Chapman,s Peak Road, encravada nas rochas.

A estrada foi literalmente cavada na rocha, a cada curva um suspiro para contemplar a paisagem. Lembra outras estradas famosas, como a da Costa Amalfitana e a estrada que contorna o Lago de Como em direção a Belaggio, ambas na Itália.

A paisagem da Chapman's Peak Road é espetacular.

A paisagem da Chapman’s Peak Road é espetacular.

Ao final da estrada chegamos a Hout Bay, uma colônia de pescadores, que hoje evoluiu para um centro de turismo. É daí que saem os barcos para visitar a colônia de focas na região do Cabo. Muitos barcos de pesca, gaivotas, focas e uma bela praia formam a paisagem de Hout Bay.

Hout Bay - Centro de pesca e de lazer

Hout Bay – Centro de pesca e de lazer

Paramos para almoçar por aí, no Restaurante Mariner’s Warf, com excelentes opções, sobretudo relacionadas com frutos do mar, já que o peixe chega na baía a todo momento.

O excelente restaurante Mariner's Warf em Hout Bay

O excelente restaurante Mariner’s Warf em Hout Bay

Após o almoço continuamos no caminho para a Cidade do Cabo. Passamos por Camps Bay, o bairro mais badalado de Cape Town. A avenida litorânea é cheia de bares, restaurantes e hotéis. A praia bastante movimentada, e tudo isso emoldurado pelo conjunto rochoso dos “12 apóstolos”.

A praia de Camps Bay com os 12 apóstolos ao fundo.

A praia de Camps Bay com os 12 apóstolos ao fundo.

Em Camps Bay, pegamos uma estrada pequena que dá acesso ao Signal Hill. Uma montanha de onde se tem uma vista maravilhosa de Cape Town. No final da tarde, muita gente vai aí para esperar o pôr-do-sol. Foi o que fizemos.

A estrada para Signal Hill

A estrada para Signal Hill

A Cidade do Cabo teve um papel histórico e geográfico muito grande. Na costa do continente africano, poucas são as possibilidades de atracação de navios, pois não existem muitas baías. A Baía do Cabo é uma excelente área de atracação.

A Baía do Cabo - Uma das poucas áreas de atracação na costa africana.

A Baía do Cabo – Uma das poucas áreas de atracação na costa africana.

Antes da construção do Canal de Suez, no Egito, toda a navegação entre o Atlântico e o Índico, inclusive as que envolviam a Europa e a Ásia, passavam obrigatoriamente pelo sul da África e a parada na Cidade do Cabo era obrigatória para reabastecimento dos navios.

O movimentado porto da Baía do Cabo.

O movimentado porto da Baía do Cabo.

Apesar da excelente baía, a região do Cabo sofre com ventos implacáveis sobretudo no inverno, que já produziram inúmeras vítimas e naufrágios. Os Ventos do Cabo são famosos e foram eles que assustaram Bartolomeu Dias. Na orla de Cape Town é comum existirem pinheiros totalmente inclinados pelo efeito do vento.

Pinheiro inclinado pelos fortes ventos do Cabo.

Pinheiro inclinado pelos fortes ventos do Cabo.

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em África do Sul e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s