Stellenbosch e os vinhos da África do Sul
- 1753 Views
- joaquimnery
- 26 de junho de 2012
- 4
- África África do Sul Destaques
Abril de 2012
No segundo dia que tivemos na Cidade do Cabo saímos para um passeio de dia inteiro para a principal região produtora de vinhos da África do Sul, fica a leste da Cidade do Cabo e possui condições climáticas ideais.

O clima Temperado Mediterrâneo, com verões quentes e secos e invernos amenos e úmidos é ideal para a cultura das uvas. A tradição da colonização holandesa iniciou a produção na região e mais tarde importou mestres franceses que aperfeiçoaram a qualidade dos vinhos.

O centro da produção vinícola é a pequena cidade universitária de Stellenbosch. A cidade foi fundada pelos holandeses e é considerado um berço da cultura Africânders (descendentes de holandeses) na África do Sul.

As casas brancas e com fachadas bem pitorescas predominam na arquitetura da cidade. Como Stellenbosch está no circuito turístico mundial dos vinhos, a cidade possui muitas pousadas, hotéis e restaurantes, que ficam sempre cheios e dão vida à cidade.

Galerias de arte chamam a atenção pela quantidade e qualidade em Stellenbosch.

O vinho mais pitoresco da África do Sul é o Pinotage, que acaba sendo uma marca do país, como o Malbec é da Argentina e a Carmenére é do Chile. A pinotage é resultado do cruzamento das uvas Pinot Noir e Hermitage e foi desenvolvida na África do Sul, em Stellembosch, em 1925.
Perto de Stelenbosch existem muitas vinícola com opções para degustação. Algumas delas possuem pousadas e amantes dos vinhos se hospedam por aí quando fazem circuitos com esse objetivo.

Paramos na vinícola Spier, que possui uma excelente estrutura. Antes de seguirmos para a degustação dos vinhos fomos visitar algumas atrações da vinícola. Lá eles criam guepardos e possuem um centro de estudo e recuperação de animais.

Além dos guepardos, existe também na vinícola, um centro de estudo de aves, com destaque para as águias, os falcões e as corujas. Assistimos a uma apresentação dessas aves. Os treinadores fazem as aves voar e pousar nas mão das pessoas que estão na plateia.

Finalmente fomos aos vinhos. Degustamos os principais da vinícola, servidos e harmonizados com queijos e outros frios.

Almoçamos por aí, num grande restaurante que faz parte da estrutura da vinícola e voltamos para Cape Town, pois o nosso objetivo era ver o pôr-do-sol na Montanha da Mesa.

Chegamos à Table Mountain ao entardecer. Existe, no alto da montanha, um teleférico que leva até o topo. Lá de cima temos uma vista impressionante da cidade de Cape Town.

Assistimos ao pôr-do-sol lá de cima e à noite fomos jantar em Waterfront, num bom restaurante de carnes, o Belthazar, que já ganhou prêmios, como o melhor restaurante do Waterfront.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (4)
Olisio Bonicegna de Lima
01 maio 2013Stellenbosch é um lugar maravilhoso, que alia a beleza da vegetação brasileira (melhorada pelos diversos tons de verde de seus parreirais) e montanhas parecidas com as do Chile, escarpadas, majestosas.Muito bom é caminhar pelas fazendas,fotografar,sentir os cheiros , degustar seus vinhos, ver o por do sol. Uma experiencia impactante, surpreendente , inesquecivel. Vá em abril: céu azulissimo, clima em torno de 25 graus, sem chuva.
Aliciane
28 jun 2012this is a great inspiring article. i am pretty much pleased with your good work. you put really very helpful information. keep it up. keep blogging. looking to reading your next post.http://www.bmasrl.com
joaquimnery
26 jun 2012Olá Luiz,
que bom que você gostou. A viagem à África foi maravilhosa.
Um abraço.
Luiz Neri
26 jun 2012Parabéns Quinho. Tudo lindíssimo!!!