Hout Bay e Camps Bay, lugares que encantam em Cape Town
- 2729 Views
- joaquimnery
- 18 de junho de 2012
- África África do Sul Destaques
Abril de 2012
Depois de visitarmos o Cabo da Boa Esperança começamos a retornar para Cape Town, passamos por Scarborough e por Noordhoek, locais de praia, surf e veraneio dos cidadãos da Cidade do Cabo.

No caminho pegamos uma estrada nas encostas da montanha é a Chapman’s Peak Road, uma das vias que liga Cape Town ao Cabo da Boa Esperança. Uma Estrada imperdível, fica entre Noordhoek e Hout Bay, tem um total de 9 km e de lá é possível apreciar paisagens maravilhosas a cada curva no decorrer do trajeto.

A estrada foi literalmente cavada na rocha, a cada curva um suspiro para contemplar a paisagem. Lembra outras estradas famosas, como a da Costa Amalfitana e a estrada que contorna o Lago de Como em direção a Belaggio, ambas na Itália.

Ao final da estrada chegamos a Hout Bay, uma colônia de pescadores, que hoje evoluiu para um centro de turismo. É daí que saem os barcos para visitar a colônia de focas na região do Cabo. Muitos barcos de pesca, gaivotas, focas e uma bela praia formam a paisagem de Hout Bay.

Paramos para almoçar por aí, no Restaurante Mariner’s Warf, com excelentes opções, sobretudo relacionadas com frutos do mar, já que o peixe chega na baía a todo momento.

Após o almoço continuamos no caminho para a Cidade do Cabo. Passamos por Camps Bay, o bairro mais badalado de Cape Town. A avenida litorânea é cheia de bares, restaurantes e hotéis. A praia bastante movimentada, e tudo isso emoldurado pelo conjunto rochoso dos “12 apóstolos”.

Em Camps Bay, pegamos uma estrada pequena que dá acesso ao Signal Hill. Uma montanha de onde se tem uma vista maravilhosa de Cape Town. No final da tarde, muita gente vai aí para esperar o pôr-do-sol. Foi o que fizemos.

A Cidade do Cabo teve um papel histórico e geográfico muito grande. Na costa do continente africano, poucas são as possibilidades de atracação de navios, pois não existem muitas baías. A Baía do Cabo é uma excelente área de atracação.

Antes da construção do Canal de Suez, no Egito, toda a navegação entre o Atlântico e o Índico, inclusive as que envolviam a Europa e a Ásia, passavam obrigatoriamente pelo sul da África e a parada na Cidade do Cabo era obrigatória para reabastecimento dos navios.

Apesar da excelente baía, a região do Cabo sofre com ventos implacáveis sobretudo no inverno, que já produziram inúmeras vítimas e naufrágios. Os Ventos do Cabo são famosos e foram eles que assustaram Bartolomeu Dias. Na orla de Cape Town é comum existirem pinheiros totalmente inclinados pelo efeito do vento.

- 12 Apóstolos
- Atlântico
- África
- África do Sul
- Ásia
- Índico
- Baía do Cabo
- Bartolomeu Dias
- Belaggio
- Cabo da Boa Esperança
- Camps Bay
- canal de suez
- Cape Town
- Chapman's Peak Road
- Cidade do Cabo
- Costa Amalfitana
- Doze Apóstolos
- Europa
- Hout Bay
- Itália
- Joaquim Nery
- Lago de Como
- Mariner's Warf
- Mônica
- Nery
- Noordhoek
- Quinho
- Scarborough
- Signal Hill
- Ventos do Cabo
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.