Almoçando com Elefantes
- 1224 Views
- joaquimnery
- 5 de maio de 2012
- África Botswana Destaques
Março de 2012
Saímos pela manhã bem cedo para mais um safari. Acordamos às 5h, café às 5:30h e safari às 6h, ainda escuro, antes dos bichos acordarem.

Seguimos com o nosso guia, Name, pelos caminhos da Reserva Linyanti, onde fica o acampamento Duma Tau. Passamos boa parte da manhã em busca de um leão, provavelmente um macho adulto em busca daquele grupo de fêmeas que tínhamos visto ontem.

Vimos pegadas na estrada, sabíamos que eram pegadas frescas, pois tinha chovido bastante à noite. Ouvíamos o rugido do leão por entre o mato. Foram mais de uma hora de procura, mas ele não apareceu. A sensação de caçada (fotográfica) é maravilhosa.

Desistimos do leão, pois o rugido foi ficando cada vez mais distante. Saímos em busca de outros animais. Era sábado, acho que os animais estavam descansando, pois não tivemos uma manhã muito produtiva.

Vimos lagartos na beira do rio, alguns antílopes, girafas, um cágado com couraça colorida, imitando a pelagem de um leopardo, chama-se tartaruga-leopardo, babuínos e pássaros.


O show da manhã ficou por conta de um grande grupo de babuínos que se alimentavam na beira de uma lagoa. Os babuínos tomavam susto toda vez que apontávamos a câmara. Segundo Name, o nosso guia, os babuínos têm uma memória genética da época em que os caçadores ameaçavam violentamente essa região e confundem as câmaras com rifles.

Voltamos para o hotel onde acontece às 11h o brunch e aí aconteceu o melhor da manhã. Fora do safari, na beira do restaurante apareceu um grande elefante macho. Chegou muito perto do buffet e ficou por ali almoçando conosco.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.