Leões e Elefantes, as fêmeas protegem os filhotes
- 3090 Views
- joaquimnery
- 24 de abril de 2012
- África Botswana Destaques
Quando saímos pela manhã disse a Sevara, o nosso guia, que queríamos ver leopardos, elefantes, leões e búfalos. Deixamos os leopardos para trás e não foi difícil encontrar os elefantes. Numa área de vegetação mais densa apareceu uma manada. Certamente mais de 20. Fêmeas com filhotes e um macho comandando o grupo.

Ficamos observando os elefantes devorando toda a vegetação ao seu redor. Destroem árvores afinando a presa e comem com uma voracidade digna do seu tamanho.

Os filhotes mamam até 4 anos de idade e as fêmeas defendem as suas crias com forte agressividade, por isso, se existem filhotes por perto, não é recomendável aproximar e muito menos separar uma mãe do seu filhote, pode ser fatal. Ficamos a uma distância segura.

Deixamos os elefantes para trás e seguimos as informações que chegavam pelo rádio dando a indicação sobre uma leoa com filhotes. Não foi difícil achar. Chegamos no local indicado e ela estava no alto de uma árvore, com três filhotes de aproximadamente 5 meses.

A leoa desceu e depois os filhotes deram o show na descida do tronco da árvore. Os leões somente sobem em árvores bastante inclinadas e normalmente apenas as fêmeas e os adultos jovens.

Tentamos segui-los, mas logo depois eles entraram numa vegetação mais densa e os perdemos de vista. As leoas quando paridas, costumam ficar sozinhas com os filhotes, se separam do bando, pois assim é mais fácil cuidar e proteger as crias.

Da demanda que fiz a Sevara, o nosso guia, faltavam os búfalos e os rinocerontes. Para ele era uma questão de honra. Seguimos na caça aos búfalos. Não foi difícil encontrar, apesar de estarem escondidos no meio do mato. Eram mais de 100.

O búfalo é um dos “big five”, os cinco grandes animais mais procurados nos safaris fotográficos (Leões, Búfalos, Elefantes. Leopardos e Rinocerontes). Os africanos os temem e respeitam pela sua força e sobretudo pela sua coragem. Enfrentam qualquer animal, inclusive leões e hienas. Um adulto macho pode chegar a 900 kg.

Na volta para o Little Vumbura ficamos contemplando a paisagem e admirando o trabalho da Land Rover, que mais parece um carro anfíbio, passando pelos rios, com água acima do nível da porta.

Ainda houve tempo para avistarmos javalis e babuínos, antes de pegarmos o barco e voltarmos para a ilha. Vamos almoçar. À tarde a aventura continua.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.