O Leopardo e a Hiena
- 4815 Views
- joaquimnery
- 22 de abril de 2012
- 2
- África Botswana Destaques
Março de 2012
Logo quando saímos para o safari dessa manhã, avistamos pegadas de leopardos. Segundo o nosso guia, eram dois, uma fêmea com um filhote. Passamos a perseguir a trilha e com o olhar bem aguçado sobre as árvores, pois é aí que os leopardos costumam ficar.

Foi uma grande emoção quando avistei o leopardo. Fui o primeiro a ver. Era uma jovem fêmea de aproximadamente um ano de idade. Estava em cima de uma árvore. Quando nos aproximamos ela desceu e começou a caminhar pelo capim. Sabíamos que a mãe estava perto e seguimos o filhote.

Eram dois carros à procura dos leopardos. De repente avistamos a fêmea adulta dentro e uma moita. Não entendi nada, mas o nosso motorista começou a dirigir rapidamente e arremeteu a Land Rover sobre os arbustos. Uma confusão começou a se formar, como se estivéssemos envolvidos numa grande caçada.

O leopardo saiu correndo da moita, perseguindo um filhotes de Kudu. Numa fração de segundos ela conseguiu alcançar a presa num golpe fatal. Mordeu forte no pescoço e começou a estrangular a caça. O filhote já estava ao lado e participou ativamente da caçada, cercando o Kudu.

Ao mesmo tempo que o Kudu colocava a língua para fora, perdendo a força e se entregava ao predador, apareceu, numa fração de segundos uma grande hiena, a 30m de distância. A hiena era uma fêmea gigante. A hiena fêmea é maior que o macho.

Os leopardos, ao perceberem a presença da hiena, começaram a arrastar a presa, na tentativa de alcançar uma árvore onde poderiam subir e colocar a caça em segurança. Não houve tempo suficiente. A hiena atacou, os leopardos tentaram resistir, mais era impossível, a hiena era muito maior e mais forte. Abandonaram a presa e a hiena agarrou o kudu levando-o para fora do combate.

Continuamos seguindo a hiena, que se deslocou cerca de 1km e parou para o banquete. Os leopardos acompanharam também. Quando chegavam perto, a hiena os ameaçava e eles desistiam.

A hiena comeu o kudu com uma voracidade impressionante. A força da sua mandíbula tritura os ossos do jovem antílope.

Pegou a maior parte da carcaça e levou para dentro de uma moita, deixando para trás, apenas restos de ossos. Foi o que sobrou para os leopardos.

Os leopardos ainda se banquetearam com o que sobrou do kudu, lambendo os ossos e de vez em quando subiam na árvore para se proteger da hiena que continuava ameaçando.


Depois se afastaram dali. Continuamos a acompanhar os seus movimentos. Vimos uma cena linda, quando leopardo saltou sobre um pequeno rio e o filhote veio logo atrás.

Foi um dia de grande sorte. Vimos pela manhã uma cena que a National Geographic leva meses para flagrar. A essência da vida selvagem. A estratégia da caçada dos leopardos e o rapto da hiena, que levou a melhor.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (2)
joaquimnery
23 abr 2012Oi Lordinha,
A viagem foi maravilhosa e a sua observação é perfeita. Um beijo. Continue acompanhando.
Lorda ribeiro
23 abr 2012Que espetáculo de experiência e de aventura!!!Apaixonado não apenas pelo mundo mas pela manifestação da Natureza que permeia todo o mundo! Grande opção incluída na agitação de sua vida na selva humana.Parabéns, Quinho, nunca se sai o mesmo depois de experiências assim, né?Grande beijo. E que fotos incríveis!!!!!Parabéns, de novo!