City Tour pela Cidade do Cabo
- 1592 Views
- joaquimnery
- 1 de janeiro de 2021
- África África do Sul Super Destaque
27 de junho de 1995
As Montanhas de Cape Town
Saímos pela manhã para um city tour pela Cidade do Cabo. A primeira parada foi no Signal Hill, uma montanha isolada e que compõe muito bem a paisagem da cidade, de onde se tem uma vista panorâmica espetacular de Cape Town, com a Montanha da Mesa de cenário, ao fundo. O caminho para o alto da montanha é uma estrada estreita e pequena que sai da localidade de Camp’s Bay. Lá no alto existe uma vista maravilhosa de Cape Town. No final da tarde, muita gente vai para a montanha esperar o pôr-do-sol. Foi o que fizemos.

Cape Town fica espremida entre montanhas e formações rochosas como esta. Além da Montanha da Mesa e do Signal Hill, Os Doze Apóstolos e a Cabeça do Leão são outras formações geológicas que marcam a cidade com belas paisagens para todos os lados. Possui temperaturas amenas o ano inteiro. As montanhas de um lado e um mar belíssimo do outro fazem de Cape Town uma das cidades mais belas do mundo.

Em seguida continuamos o tour panorâmico passando pelas localidades de Clifton, Sea Point e Green Point, algumas das áreas mais nobres de Cape Town, onde ficam as melhores residências e que impressionam pela limpeza, organização e beleza. É um bairro litorâneo nobre, residencial, próximo ao Waterfront.

Em seguida paramos na sede do governo de Nelson Mandela, que tinha chegado ao poder na África do Sul, um ano antes (1994) e de lá seguimos até uma fábrica de pedras semipreciosas. O tour terminou no Waterfront, onde almoçamos e fizemos algumas compras na excelente rede de lojas de artesanatos que existe por lá.

À noite fomos até um restaurante Hard Rock Café recém-inaugurado em Cape Town, mas que fugia do padrão internacional da rede. Durante o período do Apartheid, a África do Sul sofreu com fortes boicotes internacionais, que inibiam investimentos estrangeiros no país, por esse motivo, em 1995, ainda não existiam as grandes redes internacionais de comércio e/ou de fast food. O Hard Rock de Cape Town foi um dos primeiros restaurantes de rede internacional implantado na África do Sul, mas por esse motivo, fugia do padrão de outros lugares do mundo.

28 de junho de 1995
Um tour panorâmico pela Cidade do Cabo
Saímos pela manhã para a visita mais esperada dessa parte da viagem. O destino era o Cabo da Boa Esperança. A estrada que leva até o Cabo é lindíssima, passa por bairros residenciais luxuosos, com casa imponentes, como Camp’s Bay, o bairro mais badalado de Cape Town. A avenida litorânea é cheia de bares, restaurantes e hotéis. A praia é bastante movimentada, e tudo isso emoldurado pelo conjunto rochoso dos “12 apóstolos”.

A partir de Camp’s Bay ficam os bairros de Llandudno, com uma praia espremida entre os rochedos a beira mar e Hout Bay, com um porto charmoso, uma antiga colônia de pescadores, que hoje se transformou num centro de turismo. É daí que saem os barcos para visitar a colônia de focas na região do Cabo. Muitos barcos de pesca, gaivotas, focas e uma bela praia formam a paisagem de Hout Bay.

Pegamos um barco e fomos até umas formações rochosas em alto mar, habitados por focas e leões-marinhos, que foram trazidos até aí pela Corrente de Benguela, uma corrente marítima fria, que sai da Antártida e banha a costa ocidental da África do Sul.

No caminho pegamos a Chapman’s Peak Road, uma estrada nas encostas da montanha que leva ao Cabo da Boa Esperança. A estrada foi literalmente cavada na rocha, possui 9 km de extensão e de lá é possível apreciar paisagens maravilhosas a cada curva do trajeto, até chegar à Reserva Natural do Cabo da Boa Esperança. No interior da reserva começamos a ver alguns dos primeiros animais típicos da África: antílopes, avestruzes e babuínos aparecem na beira da estrada.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.