Deixando o Kruger National Park para trás
- 1022 Views
- joaquimnery
- 21 de março de 2021
- África África do Sul Super Destaque
Um safari em carro aberto
06 de julho de 1995
Estávamos no interior do Kruger National Park, a maior reserva de animais da África do Sul. Dormimos no Karos Lodge, um dos hotéis que funcionam no interior do Parque Nacional. Saímos cedo do lodge em direção à Reserva Privativa Inyati Game Lodge, localizado na região da Sabi Sand Game Reserve, nas margens do Rio Sand.

Existem dezenas de reservas privativas ao lado do Kruger Park e conectadas entre si e a ele. Não existem cercas que separem essas reservas, nem mesmo no limite com o Kruger. O motivo é permitir a livre circulação dos animais, nas suas rotas migratórias. Os safaris nas reservas privativas são mais emocionantes, pois os carros não precisam ficar restritos às estradas. Caso haja necessidade, entram nas savanas para se aproximar das cenas mais importantes: caçadas, animais mais raros, etc.

Tomamos café da manhã no lodge e pegamos um carro especialmente adaptado, para fazer um safari especial. Foi a maior emoção da viagem até aqui. O carro é totalmente aberto, possibilitando chegar bem perto dos animais, como guepardos e outros. Além do motorista, o carro possui um ranger, uma espécie de guia de safari, treinado para seguir as pistas dos animais e procurar as melhores cenas.

Um momento de emoção
Já tínhamos visto muitos animais e faltavam os elefantes para completar os “Big Five”. Estávamos à procura de uma manada desses animais. Seguíamos as pistas que o ranger encontrava pela frente: pegadas, fezes e arbustos caídos no chão. Quando subimos um pequeno morro, finalmente nos deparamos com um grupo de 5 elefantes adultos, em uma área plana.

O nosso carro inesperadamente ficou posicionado antes da passagem de um deles, que ameaçou atacar e conseguiu nos deixar assustados. Quando isso acontece, os elefantes se sentem ameaçados e podem se tornar agressivos. A tranquilidade com que o guia tratou a situação foi o que nos acalmou.

Após o safari pela Reserva Inyati, onde vimos javalis, guepardos e muitos outros animais, retornamos ao nosso ônibus para seguir viagem com destino a Johanesburgo. No caminho, passamos por paisagens espetaculares da Panorama Route, um excelente caminho que liga o Parque Nacional a Johanesburgo: canyons, montanhas, vales e vistas de tirar o fôlego. A estrada tem paisagens incríveis para serem fotografadas.

Paramos para almoçar numa cidadezinha pitoresca da Rota Panorâmica que liga o Kruger Park a Johanesburgo, chamada Pilgrim’s Rest. Uma área pioneira na exploração do ouro na região.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.