A maravilhosa Medina de Marrakech e a Praça Jemaa El-Fna
- 2329 Views
- joaquimnery
- 5 de agosto de 2018
- África Destaques Marrocos
12 de abril de 2018
Nos caminhos da Medina de Marrakech aparecem os espetaculares mercados ou souks, que estão entre os melhores do Mundo. Em vários filmes ambientados no Marrocos, como nos de Indiana Jones, os souks e a Medina aparecem em destaque. Caminhar pelas ruelas e arriscar se perder no interior da Medina é uma das atrações da cidade.

Os Souks são tão antigos quanto a cidade de Marrakech, pois desde o seu nascimento, ela se tornou um grande centro de comércio entre o interior do país e o litoral. Ponto de encontro entre o Saara e o Mediterrâneo.

Por todos os cantos aparecem condimentos e especiarias vindas dos diversos cantos do mundo, muitas vezes arrumadas em belos cones de cores e tamanhos variados. Pó de açafrão, páprica, gengibre, cominho e canela criam um mosaico colorido e exalam um aroma especial para os mercados de Marrakech.

Os mercados são frequentados por turistas e cidadãos marroquinos, por isso também são comercializados itens de consumo cotidiano, como utensílios, roupas e alimentos produzidos na região. O souks fazem parte da cidade e estão perfeitamente integrados a ela.

Um dos princípios culturais do Islã é de que os animais precisam ser degolados para que a carne seja consumida. Essa carne obtida de abates com cuidados e procedimentos especiais é denominada carne halal. Pequenos açougues expõem a carne halal. O sangue que jorra da degola, elimina as toxinas e purifica a carne. Nos mercados muçulmanos é comum ver a degola de frangos sendo feita na hora e as cabeças degoladas dos cordeiros testemunham a qualidade da carne.

Existem 18 mercados principais na Medina de Marrakech e eles estão organizados por setores e grupos de artesãos e fornecedores específicos. Existem áreas para ferreiros, ourives, vidreiros, carpinteiros, alimentos, roupas, etc. As babuchas, os sapatos tradicionais marroquinos, estão por todos os lados.

Um dos becos que impressiona bastante é o mercado e bazar de roupas usadas. Montanhas de roupas expostas e sendo vendidas em uma pequena praça pelos moradores da cidade.

Alguns dos souks mais importantes estão nos arredores da Praça Jemaa El-Fna, a mais importante de Marrakech e símbolo maior da cidade. O seu nome, em árabe, significa Congregação dos Mortos, numa alusão às execuções públicas que aconteciam aí no século XI.

A Praça é efervescente, um verdadeiro teatro ao ar livre. Milhares de vendedores ambulantes, artistas, encantadores de serpentes se posicionam aí todos os dias para encantar turistas e moradores. No final da tarde o movimento aumenta e os grupos musicais aparecem.

O que mais chama a atenção dos turistas é a performance dos encantadores de serpentes, que tocam oboé e as cobras dançam ao som do instrumento. Separe umas moedas para observar o espetáculo e fotografar, os “encantadores” às vezes podem ser agressivos se não forem recompensados.

Macacos, falcões, gaviões, camaleões, lagartos e outros animais, também estão em exposição na praça. Tatuadores de hena e vendedores de água com seus chapéus exóticos batendo nos copos de bronze chamam a atenção dos passantes.

No final da tarde aparecem os chefs que montam restaurantes improvisados no meio da Praça. Alguns vendem comidas exóticas ou churrasco de carne halal. Hoje, a Jemaa El-Fna foi declarada como Obra-prima do Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.