DORMINDO SOB ESTRELAS NO DESERTO DO SAARA
- 2096 Views
- joaquimnery
- 1 de julho de 2018
- Marrocos
07 de abril de 2018
Chegamos com o carro 4X4 até o centro de alojamentos do Hotel Xaluca nas dunas de Erg Chebbi e seguimos imediatamente para o passeio com os dromedários em direção ao coração das dunas. As nossas malas foram levadas pelo staff até o acampamento onde passaríamos a noite e nós chegaríamos lá ao anoitecer, juntamente com a caravana de dromedários.

O nosso guia de dromedários foi o Ibrahim. Um excelente guia para esse passeio, com um bom domínio sobre os animais e uma sensibilidade incrível para fotografias, o que facilitou a nossa vida, pois nos colocava sempre numa posição privilegiada para conseguir os melhores cliques.

Ibrahim decidiu subir na duna mais alta, para que o nosso grupo fosse o mais privilegiado. Num determinado ponto, quando a duna se tornou mais íngreme, os dromedários foram deixados para trás e seguimos a pé. A subida foi muito difícil, pois a cada passo que dávamos para frente, recuávamos dois, escorregando pela areia fina.

Conseguimos chegar ao topo da duna principal e ficamos ali admirando o incrível pôr-do-sol, refletindo sobre a imensidão daquele lugar e o papel dos deuses na sua construção.


Fizemos isso por quase uma hora, quando de repente começou a se formar uma tempestade de areia e Ibrahim achou que seria prudente retornarmos. É nesse momento de tempestade de areia que entendemos perfeitamente a importância do uso dos turbantes. Sempre que via fotos de brasileiros e outros ocidentais usando turbantes, achava que era apenas um charme para fazer um clique especial, depois da tempestade, entendi que são fundamentais.

Descemos as dunas e ainda contamos com o bom humor do Ibrahim que arrastou parte do grupo duna abaixo, simulando um tobogã.

No início da noite chegamos ao nosso acampamento. Um conjunto de tendas típicas e tradicionais armadas sobre a areia do deserto, uma ao lado da outra e formando um pátio central. Cada tenda forma uma suíte, com banheiro privativo. Eram 3 tendas para o nosso grupo e mais uma outra que funcionava como salão de restaurante onde jantamos e no dia seguinte tivemos o café-da-manhã.

Antes do jantar ficamos ao redor da fogueira, no pátio central do acampamento ouvindo e contando histórias sobre o deserto e seus povos. Houve música e dança improvisada para a noite.

As tendas são decoradas com tapetes marroquinos, mas a melhor das decorações está no céu estrelado sobre as tendas. Foi irresistível. Após o jantar, saímos para caminhar nas dunas sob as estrelas do deserto, nenhuma luz ofuscava o céu e o infinito do Saara era ainda mais encantador.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.