AS DUNAS DE ERG CHEBBI NO DESERTO DO SAARA
- 6219 Views
- joaquimnery
- 30 de junho de 2018
- 1
- Marrocos
07 de abril de 2018
Estávamos na porta do Deserto do Saara, na região de Merzouga, a leste do espetacular conjunto de dunas de Erg Chebbi. Ficamos hospedados num acampamento berbere do grupo espanhol Xaluca que tem vários empreendimentos na região.

O Saara é o maior deserto do mundo. Como o conceito de desertos leva em consideração o índice pluviométrico do lugar, ele perde em área para as regiões polares e por isso às vezes é considerado o terceiro maior deserto “climático”, porém o maior de areias. É também o mais quente. Possui 9 milhões de quilômetros quadrados, é maior que o Brasil. Fica localizado no norte da África, desde o Egito até o Marrocos.

No Saara vivem cerca de 2,5 milhões de habitantes, muitos deles são tribos nômades como os tuaregues e berberes que se espalham por países como Líbia, Argélia e Marrocos dentre outros.

Os tuaregues são povos berberes formados por agricultores, comerciantes e sobretudo pastores nômades do Deserto do Saara. Sempre controlaram as rotas de comércio através do deserto. A maioria dos habitantes do Saara são tuaregues. São muçulmanos e falam línguas berberes.

O conjunto de dunas de Erg Chebbi é uma das principais atrações turísticas do Marrocos, têm aproximadamente 5 km de largura e 22 km de comprimento. As mais altas chegam a 250 metros de altura. Logo na chegada reunimos o nosso grupo para fazer o tão esperado passeio de dromedário para ver o pôr-do-sol sobre as dunas de Erg Chebbi.

O dromedário é o camelo árabe e se difere do camelo asiático, que é o mais tradicional. Aprendi com a música dos Titãs, que o dromedário tem apenas uma corcova enquanto que o camelo tem duas corcovas. Nessa região do Marrocos, os camelos são os árabes, de uma corcova. É na corcova que eles armazenam a gordura que lhes permitem sobreviver aos longos períodos de escassez. A água é acumulada na corrente sanguínea, onde os glóbulos vermelhos podem aumentar até duzentos e cinquenta por cento. São animais perfeitamente adaptados ao ecossistema dos desertos.

Subir nas dunas de Erg Chebbi, nesse imenso mar de areias, deixa a clara sensação de que estamos no meio do deserto, pois não conseguimos ver nada além disso, em todos os horizontes.

Um erg é um conjunto de dunas. O Erg Chebbi ficou famoso pois foi ponto de passagem do Rally Paris-Dakar, e a sua imagem corria o mundo quando da realização das provas. Recentemente aconteceu aí a gravação de um vídeo clip de Anita e Paulo Vittar.

Diz a lenda que uma família da antiga localidade de Merzouga recusou hospedagem para uma mulher e a seu filho que perambulavam pelo deserto e por isso foram castigados por Alá que soterrou a região com as areias do Saara, formando o Erg Chebbi.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comment (1)
Miguel A. Gonçalves
01 jul 2018Fantásticas fotografias do deserto 😉