A FAZENDA AFRICANA DE KAREN BLIXEN
- 2792 Views
- joaquimnery
- 4 de agosto de 2013
- África Destaques Quênia
25 de junho de 2005
Seguimos para uma segunda visita, nesse dia. Fomos até o Museu Karen Blixen, localizado nos arredores de Nairobi , na casa sede da antiga fazenda onde viveu a escritora dinamarquesa. A vida de Karen Blixen tinha sido relatada num filme maravilhoso: “Entre Dois Amores”, cujo título em inglês, mais apropriado à história, era “Out of Africa”, estrelado por Maryl Streep e Robert Redford. O filme sempre foi uma inspiração para os meus desejos de conhecer a África.

“Entre Dois Amores” é inspirado no livro autobiográfico denominado “A Fazenda Africana”, que depois da viagem tive o prazer de ler e onde Karen Blixen relata uma parte da sua vida, que se passou nos arredores de Nairobi, onde implantou uma fazenda de café e desenvolveu intensas atividades comunitárias com as tribos próximas de Nairobi. Karen Blixen acabou se tornando uma espécie de heroína para os quenianos.

Na visita à Fazenda Museu, pode-se ver mobiliário e roupas de época, além de fotos das aventuras de Karen Blixen no Quênia, na primeira metade do século XX. Na área externa da casa, ainda estão lá, os equipamentos para a torrefação do café implantados na fazenda.

A nossa última visita em Nairobi foi ao Parque dos Crocodilos, onde existem dezenas de animais para estudo e reinserção na natureza. Nesse parque predomina o Crocodilo do Nilo, a maior espécie encontrada na África e que apesar do nome, aparece em múltiplas áreas das bacias hidrográficas africanas.

Existem aproximadamente 14 espécies de crocodilos espalhados pela África, Ásia, Austrália e América. Vivem normalmente nas margens dos rios. Os da Austrália e das Ilhas do Pacífico, porém frequentam o mar e são os maiores répteis que existem no mundo.

O crocodilo é um predador poderoso, costuma pegar a presa quando vai beber água ou quando precisa atravessar os rios. A mandíbula tem até 80 dentes e a força da mordida pode chegar a 1,5 toneladas. Na África o crocodilo é predador de animais de grande porte como zebras, búfalos gnus e até elefantes.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.