Nadando com as arraias em Antígua
- 1986 Views
- joaquimnery
- 10 de março de 2015
- América Antígua e Barbuda Antilhas
24 de fevereiro de 2015
Chegamos a Antígua na manhã do dia 24 de fevereiro. Antígua e Barbuda formam um país independente, cujo nome identifica as duas principais ilhas de um arquipélago composto por 37, na região das Pequenas Antilhas.

As ilhas foram descobertas por Cristóvão Colombo, que deu nome ao arquipélago que foi originalmente colonizado pela Espanha, até passar para o domínio da Grã-Bretanha em 1667, ficando assim até 1981, quando se tornou um país independente. Hoje faz parte da ONU e da Comunidade Britânica das Nações.

O idioma oficial é o inglês. O país possui aproximadamente 88 mil habitantes, sendo que 26 mil deles vivem na capital, Saint John.

No porto de Saint John pegamos um transporte e seguimos direto para um passeio espetacular e com a cara do Caribe. Fomos para Stingray City (Cidade das Arraias) que fica há algumas dezenas de quilômetros de Saint John.

Chegando a Stingray City assistimos a uma palestra de quinze minutos sobre o uso de equipamentos de segurança e como deveríamos nos comportar no encontro com as arraias.

Pegamos um barco pequeno e seguimos até um atol de águas cristalinas no meio do mar. Paramos o barco em uma ponte flutuante e ficamos impressionados com o espetáculo das arraias gigantes. Dezenas delas nadando em águas rasas.

Pegamos os equipamentos de snorkeling e ficamos ali por mais de uma hora nadando nas águas mornas do Caribe, com as arraias-lixas, numa profundidade de aproximadamente 1,20 metros.

As arraias são amigáveis e podem ser tocadas, filmadas e fotografadas. Precisamos obedecer algumas regras de comportamento para não assustarmos os animais, uma delas é evitar pisar sobre o rabo da arraia, onde está localizado o ferrão do animal, para evitar acidentes.

Voltamos do atol e depois de brindarmos com rum na estação de retorno do mergulho com as arraias, voltamos para Saint John. A cidade é movimentada. Ao lado do porto de atracação dos Cruzeiros, o Heritage Quay, fica um comércio ativo cheio de restaurantes, lojas duty-free, e de artesanatos

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.