As Ilhas Virgens e o Parque Nacional da Virgin Gorda
- 1525 Views
- joaquimnery
- 7 de março de 2015
- Antilhas Ilhas Virgens República Dominicana
23 de fevereiro de 2015
Começamos o Cruzeiro no Caribe pelo porto de La Romana na República Dominicana. A República Dominicana faz parte da Ilha de Santo Domingo ou Hispaniola. A ilha é dividida em dois pedaços: Haiti e República Dominicana. Foi aí que Cristóvão Colombo chegou à América em 1492. La Romana é o principal centro de produção açucareira do país. Possui um bom porto, que hoje é usado pelos Cruzeiros que circulam no Caribe.

Saímos de La Romana em um Cruzeiro da companhia italiana MSC. O navio foi o Música, o primeiro navio da sua categoria, construído em 2006. O navio possui 1268 cabines de passageiros e pode acomodar 2536 clientes, servidos por uma tripulação de 990 pessoas.

O navio possui uma boa infraestrutura de lazer, com muitos bares e restaurantes que ficam bastante animados à noite. Possui um belo teatro, com capacidade para 1300 pessoa, onde acontecem espetáculos em todas as noites dos cruzeiros, spa, minigolf, discoteca, área infantil, 1 piscina infantil, 2 piscinas de adultos, cassino, shopping, biblioteca, etc. Ao longo de um ano ele realiza cruzeiros pelo Mar Mediterrâneo, Caribe e costa brasileira.

Saímos de La Romana ao final da tarde e seguimos direto para as Ilhas Virgens Britânicas, que seria o nosso primeiro ponto de parada. Chegamos às Ilhas Virgens pela manhã do dia seguinte. O navio ficou ancorado ao largo de uma imensa baía. Não existe aí um bom porto de atracação.

As Ilhas Virgens fazem parte de um arquipélago denominado de Ilhas Leeward e formam um paraíso para turistas em busca de aventuras. Possuem um relevo montanhoso e por isso são muito pouco povoadas. Estão divididas em dois grupos: As Ilhas Virgens Americanas e as Ilhas Virgens Britânicas.

O MSC Música ficou ancorado ao largo da Ilha de Tortola nas Ilhas Virgens Britânicas, cuja capital é Road Town. Não chegamos a descer em Road Town. Depois que o navio ancorou, pegamos um barco menor e seguimos direto para a ilha Virgin Gorda, onde passaríamos o resto do dia.

A ilha possui fantásticas praias de areia branca, com imensos blocos graníticos espalhados, que configuram um charme especial para o lugar. Seguimos direto para The Bath, um Parque Nacional imperdível para quem visita as Ilhas Virgens.

Os blocos graníticos foram desgastados pela erosão e se amontoam na beira da praia, formando passagens estreitas que lembram cavernas. Essa região é chamada de The Caves. O caminho entre essas passagens é difícil e ao mesmo tempo excitante.

Ao final dessa trilha pelas grandes pedras, chegamos à praia de The Devil’s Bay onde se tem um excelente banho de mar com água cristalina, um “batismo” nas águas cristalinas do Caribe.

Ao final da tarde voltamos para o navio e à noite seguimos viagem para o próximo destino que seria Antígua.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.