O espetacular Glaciar Perito Moreno
- 2323 Views
- joaquimnery
- 27 de abril de 2014
- América Argentina Destaques
Pegamos um voo de 50 minutos entre Ushuaia e El Calafate. Essa seria a nossa última visita na viagem à Patagônia Argentina e uma das mais aguardadas. Em El Calafate estava o motivo principal de termos escolhido esse roteiro, o Glaciar Perito Moreno.

El Calafate é uma pequena cidade da Patagônia Argentina, bem próximo à fronteira com o Chile e que vive hoje do turismo, graças à sua principal atração, o Perito Moreno. É a cidade mais próxima do Parque Nacional Los Glaciares, fica a 80 km, fundado em 1937 e declarado Patrimônio Natural da Humanidade, pela UNESCO, em 1981.

Existem lugares e paisagens no mundo que nos encantam. Passei toda a vida de professor, enfatizando para os meus alunos, dentre outras coisas, os fenômenos da natureza e os acidentes geográficos. A imagem do Perito Moreno sempre me encantou e entrou muito cedo na agenda de viagens essenciais. No voo para El Calafate batia a sensação de que estava bem próximo de realizar esse sonho.

O Perito Moreno é a maior geleira em extensão territorial do mundo. Quando vamos nos aproximando do glaciar, existem mirantes de onde podemos observar o “gigante”, a emoção e ansiedade tomava conta de todos nós.

O Parque Nacional Los Glaciares possui 725 mil hectares, distribuídos entre montanhas, lagos e glaciares. Além do Perito Moreno existem os glaciares Upsala, O’nelli, Spegazzinni, dentre outros, que se estendem até o Lago Argentino, desde o Chile até a base da Cordilheira dos Andes na Argentina.

Os glaciares são grandes depósitos de neve compactada, transformada em gelo e acumulada ao longo de períodos geológicos, alguns chegam a até 170 quilômetros de extensão. A declividade do relevo sobre o qual estão instalados faz com que eles se movimentem muito lentamente, até um metro por dia. Esse movimento trabalha a rocha, retira fragmentos e deposita sedimentos finos nas águas do lago.

Quando chegam no Lago Argentino eles vão lentamente se fragmentando em pequenos blocos de gelo e até icebergs que caem dos paredões e ficam flutuando nas águas do lago.

O Perito Moreno vem da fronteira com o Chile até o Lago Argentino. Possui cinco quilômetros de largura e até 60 metros de altura. O seu nome é uma homenagem a Francisco Pascasio Moreno, um desbravador e pesquisador da região sul da Argentina. É uma grande reserva de água doce, mas vem diminuindo o seu tamanho em função do degelo ao qual é submetido.

Um dos fenômenos especiais do Perito Moreno é que o deslocamento do glaciar represa o Lago Argentino e as águas vão subindo dentro do lago, chegando até a 30 metros de altura. Nesse ponto a pressão das águas sobre a geleira é tão grande que rompe um túnel imenso de gelo com uma abertura de mais de 50 metros, por onde as águas passam formando um fenômeno natural espetacular, que se repete em intervalos irregulares que podem variar de 2 a 15 anos.
https://www.youtube.com/watch?v=2azycRwXczs

Na borda do Lago Argentino existem trilhas para caminhada e pontos de observação voltados para o Glaciar Perito Moreno. É possível também caminhar sobre a geleira, porém apenas acompanhado por guias especializados.

Outro passeio interessante é pegar um barco na borda do Lago Argentino e se aproximar bastante do paredão que forma o Glaciar Perito Moreno.

Na volta para El Calafate ficamos com a bela visão da Meseta Patagônica com as suas estepes semi-áridas.

Leia também:
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.