Península Valdés, a dramática vida selvagem na costa da Argentina
- 2532 Views
- joaquimnery
- 16 de abril de 2014
- América Argentina Destaques
11 de fevereiro de 2005
Em fevereiro de 2005 fizemos uma viagem inesquecível para a Patagônia Argentina. Um dos lugares mais fantásticos do mundo para a observação da vida animal em regiões frias e paisagens encantadoras.

A primeira parada da nossa viagem foi na região da Península Valdés, na costa Argentina, aproximadamente onde inicia o território da Patagônia, o grande planalto semidesértico do sul do país.

Para chegar à Península Valdés, voamos de Buenos Aires até a cidade de Trelew, aproximadamente 1h50min, onde fica o Aeroporto mais próximo de Puerto Madryn (cerca de 50 km), a porta de entrada da Península Valdés. Em Trelew paramos para visitar o Museu Paleantológico da cidade, um dos mais importantes da América do Sul. A Patagônia é uma das regiões mais ricas do mundo em fósseis pré-históricos.

As praias de Puerto Madryn possibilitam uma experiência única de ficarmos muito próximos à vida animal. O encontro de duas correntes marinhas, uma quente, a do Brasil e outra fria a das Malvinas, forma a condição ideal para o desenvolvimento do plâncton marinho e consequentemente da vida selvagem. Baleias, leões-marinhos e pinguins provocam um encantamento para quem visita Puerto Madryn.

De Puerto Madryn seguimos para a Península Valdés (77 km) e fizemos uma primeira parada na praia de Puerto Pirâmide, o principal local para observação das baleias-franca-austral e um dos melhores lugares do mundo para a observação desses animais. A temporada vai de junho a dezembro, quando elas se reproduzem e alimentam os seus filhotes por aí. Como fomos em fevereiro, não tivemos a oportunidade de vê-las, mas a região tem muitos outros encantos.

A Península é cercada por enormes falésias e praias remotas como a de Punta Cantor, que servem de berço para leões-marinhos, lobos-marinhos e elefantes marinhos. É área protegida, preservada, onde os animais se reproduzem e cuidam dos seus filhotes com relativa segurança.



Aí na Península Valdés acontece um dos maiores fenômenos da vida animal. A caçada das orcas aos lobos-marinhos, que acontece entre setembro e abril, mas é muito raro de se ver. As orcas “surfam” até a praia e capturam as suas presas, num espetáculo dramático da vida animal conhecido como “encalhe intencional”. Estima-se que existem cerca de 22 orcas na Península Valdés e apenas 12 delas fazem a caçada, que não é um movimento normal para a espécie. Fotógrafos do mundo inteiro passam dias a espera do melhor flagrante. Esse fenômeno é uma exclusividade da Península Valdés.
https://www.youtube.com/watch?v=4s2_qGeLEhQ

Ao longo dos caminhos da Península Valdés, as estepes são também repletas de vida animal, onde predominam os guanacos, tatus e maras, um tipo de roedor também conhecido como Lebre da Patagônia.

Ao sul de Puerto Madryn fica a praia de Punta Tombo, onde aparece uma das maiores colônias de pinguins-de-magalhães das Américas. A colônia pode alcançar em determinadas épocas do ano cerca de 1 milhão de pinguins.

Os pinguins procuram essa região para a reprodução, troca de pelagem e acasalamento. Existem trilhas onde pode se chegar bem perto, com abundância de ninhos e filhotes. Geralmente vivem em colônias muito populosas e são bastante fiéis às suas colônias, algumas delas possuem mais de cem anos de ocupação.

A praia de Punta Loma fica perto daí e os destaques são os lobos-marinhos que aparecem na região durante a maior parte do ano. Existem excelentes mirantes em Punta Loma de onde se pode observar os lobos-marinhos.


A região próxima à Península Valdés ainda tem como atrativo, uma forte influência britânica por ter sido área de colonização galesa. As casa de chá são comuns por aí.

- América do Sul
- Argentina
- Baleia Assassina
- Baleias
- Baleias-franca-austral
- Brasil
- Buenos Aires
- Elefantes-marinhos
- Guanaco
- Leões-marinhos
- Lebre da Patagônia
- Lobos-Marinhos
- Malvinas
- Mara
- Museu Paleantológico
- Orca
- Patagônia
- Patagônia Argentina
- Península Valdés
- Perito Moreno
- pinguim-de-magalhães
- pinguins
- Puerto Madryn
- Puerto Pirâmide
- Punta Cantor
- Punta Loma
- Tatu
- Trelew
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.