ALTO DO MOURA, A TERRA DO MESTRE VITALINO
- 6512 Views
- joaquimnery
- 6 de agosto de 2017
- 1
- Pernambuco
23 de junho de 2017
A localidade do Alto do Moura é um subúrbio de Caruaru, em Pernambuco. É famosa pela tradição na produção do artesanato de barro com figuras decorativas. A maioria das pessoas que vivem no Alto do Moura, direta ou indiretamente tem a sua renda impactada por essa atividade.

São muitas as lojas de artesanato que aparecem ao longo da rua e parte da sua produção é vendida também na Feira de Caruaru, em Recife, em outros mercados de artesanato espalhados pelo Brasil ou até mesmo exportada para alguns países da Europa e da América Latina.

A modelagem do barro era uma atividade comum na localidade do Alto do Moura, onde há mais de cem anos se produz panelas de barro e outros utensílios de cozinha. Os pais do Mestre Vitalino faziam esse tipo de trabalho para vender na Feira de Caruaru. O menino Vitalino Pereira dos Santos começou a fazer brinquedos de criança com a sobra do barro. Vitalino nasceu 1909 em Caruaru. Como a produção de brinquedos do menino Vitalino era grande, seus pais começaram a vender o excedente na Feira de Caruaru e o resultado foi um sucesso. As peças começaram a ser utilizadas como elementos decorativos.

Vitalino ficou famoso a partir do final da década de 40, quando os seus trabalhos foram apresentados na Exposição de Cerâmica Popular de Pernambuco, no Rio de Janeiro, em 1947, a partir daí seguiram para outras exposições no Brasil e na Europa. Os seus bonecos de barro ficaram conhecidos como arte figurativa. Retratavam cenas do cotidiano do cidadão e do folclore nordestino. As músicas de Luiz Gonzaga que falavam do Mestre Vitalino, ajudaram a divulgar a sua arte.

A casa onde viveu foi transformada em Museu. A Casa Museu Mestre Vitalino é simples mas emociona. Possui instrumentos de trabalho e alguns móveis e utensílios da época em que ele viveu ali. No Museu é possível comprar algumas réplicas das peças originais do artesão. As peças em destaque ficam para: O Violeiro, O Enterro na Rede, O Cavalo-marinho, O Casal no Boi, o Caçador de Onça e A Família Lavrando a Terra.


Mestre Vitalino morreu em Pernambuco em 1963. A sua arte inspirou outros artesãos que seguiram no mesmo caminho e deram continuidade ao seu trabalho. Muitos deles são do Alto do Moura e passaram a técnica, de forma hereditária, para várias gerações. Nos entornos do Museu funcionam muitas lojas e oficinas desses artesãos.

No Alto do Moura existe uma Associação dos Mestres do Barro, com aulas práticas, onde é possível encontrar alguns artesãos trabalhando durante as visitas dos turistas. Aí também pode-se adquirir algumas peças produzidas na hora.

O clima de festa no Alto do Moura às vésperas do São João era contagiante. Havia apresentações de Quadrilhas Juninas e grupos de Bacamarteiros, que são fortes no folclore nordestino.

Saímos do Alto do Moura com vontade de ficar. Fomos até a Feira de Caruaru. Ficamos impressionados com o movimento frenético da cidade nos arredores da feira. Caruaru, além do artesanato famoso, é um polo de confecções importante no agreste pernambucano. Atrai gente de todo o Brasil, que vai a Caruaru para comprar roupas baratas e de qualidade, para serem vendidas nos quatro cantos do país.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comment (1)
pedrofogaca@sapo.pt
07 ago 2017Bom dia, Obrigado por enviar e-mail com valores distintos.
Citando Um Pouquinho de Cada Lugar – Joaquim Nery