A TAKAKKAW FALLS E O EMERALD LAKE, NO PARQUE NACIONAL YOHO
- 1796 Views
- joaquimnery
- 21 de setembro de 2017
- Canadá
17 de agosto de 2017
Dentro do Parque Nacional Yoho, na região das Montanhas Rochosas, no Canadá, pegamos uma estrada secundária que acompanha o espetacular Vale do Rio Yoho. A estrada panorâmica é estreita, acidentada, cheia de curvas e perigosa. Precisamos dirigir com mais atenção, mas a paisagem compensa tudo.

No alto da estrada chegamos a uma das principais atrações do Yoho Valley, a Takakkaw Falls. Uma das cachoeiras mais impressionantes do Canadá, com 380 metros de queda d’água. Na área próxima à cachoeira existe uma estrutura de apoio, com mirantes e trilhas que nos põe muito próximos dos respingos da água.

Foi aí na Takakkaw Falls que encontramos mais uma vez as Red Chairs (cadeiras vermelhas), um interessante ícone criado pelo departamento de turismo do Canadá para identificar os pontos mais importantes de cada roteiro turístico dos parques nacionais do país.

O Red Chairs Experience Program foi criado como uma excelente campanha de marketing para ajudar a divulgar os parques nacionais do Canadá. Os turistas costumam “caçar” as Red Chairs, pois sabem que estão nos lugares certos e mais destacados. Tiramos fotos nas Red Chairs com a Takakkaw Falls ao fundo.

Descemos do Yoho Valley e seguimos pela estrada que corta o parque, através do Kicking Horse River. A estrada segue margeando a estrada de ferro no vale, construída em 1880.

Seguimos adiante, até o Emerald Lake. Mais uma atração imperdível do Parque Nacional Yoho. O Lago Emerald recebe esse nome em função da cor das suas águas. Na borda do lago existem atrações como caminhadas, cavalgadas e passeio de barco. É o maior lago e o mais importante do Yoho National Park.

O Emerald tem origem glaciar como muitos outros da região. Se formou a partir das morainas frontais que represam as águas do degelo dos glaciares. Na área do lago foi implantado o Emerald Lake Lodge, em 1902, que possibilita hospedagens nessa área do Parque.

Depois do Emerald Lake decidimos voltar para Banff e aproveitar a tarde passeando pela cidade. A cidade é um charme. Cheia de lojinhas, bares, restaurantes, sorveterias, galerias de arte, etc. Passear por Banff relaxa a alma.

À noite fomos até o centro da cidade e jantamos no bom restaurante The Bison, comida canadense e internacional. No The Bison é possível ter uma experiência da culinária local. Um excelente atendimento. Carne de bisão, alce, etc.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.