O BAIRRO DE LAS CONDES EM SANTIAGO
- 3265 Views
- joaquimnery
- 22 de maio de 2018
- Chile
10 de março de 2018
Começamos a deixar a Patagônia Chilena para trás com um transfer que saiu às 6:30h da manhã em direção ao aeroporto de Punta Arenas. A viagem é demorada, são 4 horas e meia pela Estrada do Fim do Mundo.

Embarcamos para Santiago, num voo de 3 horas. Chegamos lá no início da tarde e fomos para o excelente Hotel W da rede Marriot, no bairro de El Golf ou Las Condes. El Golf é o bairro mais moderno de Santiago, com vários restaurantes, edifícios residenciais e comerciais.

A cadeia de hotéis W é formada por hotéis-boutique, com decoração moderna e arrojada. O de Santiago foi o primeiro implantado na América Latina, tem tudo isso e ainda uma vista privilegiada da Cordilheira dos Andes.

O W fica na Av. Isidora Goyenechea, uma das mais chiques de Santiago, no coração de El Golf, com muitos arranha-céus modernos. Recebeu o apelido de Sanhattan, numa alusão ao centro de Nova York. Possui muitos restaurantes e hotéis cinco-estrelas.

É aí no bairro de El Golf que fica a Gran Torre Santiago, como parte do Complexo Costanera Center, o edifício mais alto do Chile e de toda a América do Sul, com 300 metros de altura, foi projetado pelo arquiteto argentino César Pelli, o mesmo das Petronas Tower, da Malásia.

Saímos para jantar num dos restaurantes do bairro, o NoLiTa (North Little Italy), que havia sido recomendado pela gerente do Patagonia Camp. O Restaurante tem cozinha italiana experimental, mas não empolgou tanto, tivemos um jantar razoável.

11 de março de 2018
Esse foi o único dia que disponibilizamos para Santiago nessa viagem. Já sabíamos que não poderíamos fazer muita coisa, mas Santiago não era o nosso objetivo, por isso mesmo, não planejamos nada. Saímos pela manhã para um passeio no centro históricos.

Santiago é a capital e maior cidade do Chile, fica no centro do país, no Vale do Rio Mapocho, entre a Cordilheira dos Andes e a Cordilheira Costeira. A Zona Metropolitana possui mais de 5 milhões de habitantes, quase 40% da população total do país.

Foi fundada em 1541 pelo conquistador espanhol Pedro de Valdivia, próximo à Plaza de Armas que é o coração do centro histórico de Santiago. Nos entornos da Plaza de Armas foram erguidos os principais prédios da cidade, como a Catedral, o Palácio do Governador e as casas dos principais moradores. Várias dessas construções foram sendo modificadas ao longo do tempo e o formato atual dos edifícios data do século XVIII.

Santiago possui uma arquitetura que lembra um pouco as cidades europeias. Grandes palácios, prédios históricos e igrejas barrocas, da época da colonização espanhola.

Começamos a visita pelo marco zero, pela parte histórica da cidade, com a Plaza das Armas, um dos principais pontos turísticos locais. A praça é grande e movimentada. Cheia de artistas de rua, com alguns monumentos e prédios históricos em volta. Dentre os principais edifícios da praça destaca-se o Palácio de La Real de La Audencia, onde funcionou a Suprema Corte de Justiça e hoje sedia o Museu Histórico Nacional com um acervo que remonta ao passado colonial do Chile. A Agência Central dos Correios funciona num belo prédio neoclássico onde antes foi a casa de Pedro de Valdivia, o fundador de Santiago.

A Catedral Metropolitana de Santiago fica numa das esquinas da Praça. Hoje ela é vizinha a um moderno edifício de espelhos e isso possibilita belos reflexos, sendo mais um dos marcos da praça. Aí no centro fica também o Palácio La Moneda, o palácio presidencial do Chile, onde morreu o presidente socialista Salvador Allende em 1973.

A Plaza de Armas já foi local de desfiles no passado, se tornou uma agitada área comercial, foi reformada e requalificada no início do século XXI e hoje é um ponto de encontro social importante no centro da cidade, com artistas de rua e muitas pessoas circulando pelos quatro cantos.

- América latina
- Av. Isidora Goyenechea
- Catedral Metropolitana de Santiago
- César Pelli
- Chile
- Complexo Costanera Center
- Cordilheira dos Andes
- El Golf
- Estrada do Fim do Mundo
- Gran Torre Santiago
- Hotel W
- Hotel W Santiago
- Las Condes
- NoLiTa
- Patagônia Chilena
- Patagonia Camp
- Pedro de Valdivia
- Plaza de Armas
- Punta Arenas
- Salvador Allende
- Sanhattan
- Santiago
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.