Uma breve história do México
- 2555 Views
- joaquimnery
- 29 de dezembro de 2019
- América Destaques México
História do México
06.11.2019
Benito Juarez nasceu em Oaxaca em 1806, tinha ascendência Zapoteca, um dos povos pré-hispânicos da Mesoamérica, ficou órfão aos três anos de idade e foi educado por padres. Se transformou num dos maiores líderes do país. Lutou pela reforma agrária e governou o México de 1858 a 1872. Foi ele que autorizou e supervisionou a execução do Imperador Maximiliano em 1867. Foi o maior e mais amado líder da história do México.

A história do México foi marcada por muitas lutas épicas, desde a conquista do país pelos espanhóis, em 1521, sob o comando de Hernán Cortés, numa guerra sangrenta que durou dois anos contra o Império Asteca, liderado por Montezuma II.

O México foi uma colônia espanhola até 1821, quando finalmente o país conquistou a sua independência, após 11 anos de guerrilhas contra os colonizadores. A luta pela independência arrasou a economia do país, houve uma grande fuga de capitais e investimentos espanhóis. A intensa disputa interna pelo poder da nova república, entre liberais e conservadores, também trouxe dificuldades para o novo país. Nos 50 anos que se seguiram à independência, o país foi governado por 30 presidentes. O General Antonio López de Santa Anna governou por 11 vezes.

A guerra do México contra os Estados Unidos
O território do México se estendia por toda a porção oeste do que é hoje o território dos Estados Unidos, incluindo a área que vai desde o Texas até a Califórnia. Fraquejado pelos conflitos internos, o México perdeu o Texas que se declarou independente em 1836. Dez anos depois, o Texas decidiu se anexar aos Estados Unidos e esse foi o estopim de uma guerra entre México e EUA. Um tratado de paz foi assinado em 1848, mas o México perdeu quase a metade do seu território para os americanos. A fronteira entre os dois países recuou para o Rio Grande e toda a área desde o Texas até a Califórnia se tornou americana.


No país politicamente enfraquecido começou a crescer um movimento por reformas liberais, comandado pelo líder popular Benito Juarez, de Oaxaca. Apesar da resistência da igreja e do exército, Benito Juarez venceu a Guerra da Reforma, de 1858 a 1861. Em 1864 os conservadores voltaram a tomar o poder apoiados pelo exército francês de Napoleão III, e colocaram no poder o Arquiduque Maximiliano, da Áustria. Esse curto período do Império dos Habsburgo no México durou até 1866, quando Napoleão III retirou as tropas francesas do território mexicano. Maximiliano foi preso e fuzilado sob as ordens de Juarez.

O Porfiriato e a Revolução Mexicana
Com a morte de Juarez em 1872, os liberais passaram a disputar o poder entre si. Em 1876, subiu ao poder, o herói da guerra contra os franceses, o general Porfírio Dias, dando início a um novo período de ditadura, que durou até 1911. Esse foi um período de prosperidade para o país, conhecido como “porfiriato”. Problemas com os camponeses, porém, deram origem a novas disputas de poder e em 1910 começou um movimento para retirar Porfírio Dias do poder e impedir a sua 17ª eleição.

Esse período ficou conhecido como a Revolução Mexicana, e foi marcado por uma série de guerras entre grupos rivais. Destacaram-se alguns líderes, dentre eles, Emiliano Zapata que liderou a rebelião no sul do país e Pancho Villa que formou um grande exército no norte do país. As lutas continuaram na disputa pelo poder, onde vários personagens da história do México se revezaram e muitos deles foram mortos por aliados dos seus sucessores.


Com o surgimento do Partido Nacional Revolucionário em 1928, criado por Plutarco Elías Calles, a paz voltou ao país. O Partido foi a base para o surgimento posterior do PRI, que governou o México até os anos 2000.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.