O Parque Nacional do Grand Teton
- 1334 Views
- joaquimnery
- 15 de junho de 2014
- América Destaques Estados Unidos da América
10 de maio de 2014
Nevou muito no Yellowstone, a noite inteira, e dava para ver da janela do quarto do hotel que o estacionamento estava totalmente coberto de neve. Não era um bom sinal. Quando fizemos o check-out, descobrimos que o caminho que deveríamos fazer até Jackson Hole, através da Entrada Sul (South Entrance), estava interditado. A solução seria seguir o mesmo caminho de volta que fizemos na chegada ao Yellowstone, através da Entrada Oeste (West Entrance).

Teríamos um caminho mais longo. A estrada estava completamente tomada pela neve, mas felizmente não nevava mais, o que nos dava um sensação de segurança em relação ao que aconteceu no dia anterior. http://umpouquinhodecadalugar.com/2014/06/14/tempestade-de-neve-no-yellowstone/

Não sabíamos porque, mas o GPS nos mandava para um caminho errado, estabelecendo uma viagem de 4,5 horas de duração. Receamos que a estrada para a Entrada Oeste estivesse bloqueada e esse seria o motivo para uma rota tão distante. Como já conhecíamos a estrada e tínhamos mapas, resolvemos desprezar o GPS e seguir com o mapa na mão. Deu tudo certo e aprendemos mais uma vez que o GPS é fantástico, mas o “velho” mapa precisa sempre ser consultado em paralelo.

No caminho, uma manada de bisões saindo da neve, parava o trânsito e criava o último espetáculo que iríamos ver no Parque Nacional Yellowstone.

A estrada que leva a Jackson Hole passa pelos estados de Montana, Idaho e Wyoming, no início estava bastante nevada também, mas depois surgiram vales férteis e intensamente cultivados dividindo o espaço com ranchos que lembram o “Velho Oeste” americano.

Com quase 4 horas de viagem estávamos chegando a Jackson Hole, quando decidimos ir conhecer o Parque Nacional Grand Teton, que fica bem próximo a Jackson Hole, no caminho para o Yellowstone.

A primeira vez que ouvi falar desse parque americano foi quando li a biografia de David Rockfeller. Chamou a atenção a forma como ele descreveu o seu primeiro encontro com o Grand Teton e a solução para o encantamento. Na época, o seu pai (o patriarca dos Rockfeller) ficou tão impressionado com a beleza do Grand Teton, que comprou toda a área e a transformou num Parque Nacional.

O Grand Teton, é formado por uma cadeia de montanha vizinha ao Yellowstone e com os vales ao redor. Possui uma paisagem encantadora, com montanhas, lagos, rios e muita vida selvagem também. O ticket de acesso ao Yellowstone, também dá acesso ao Grand Teton.

No caminho para a entrada do Parque a cadeia de montanhas nos acompanha. Quando chegamos na portaria, descobrimos, porém que o Parque estava interditado em função das nevascas do dias anteriores. Nos contentamos com o caminho e os arredores.

Terminamos a tarde passeando por Jackson Hole, a cidade dos Cowboys. Tudo nela é tematizado, desde os bares e restaurantes até as lojas para moradores e turistas.

À noite jantamos no bom restaurante “Local”.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.