Os memoriais das guerras americanas
- 2462 Views
- joaquimnery
- 16 de abril de 2016
- América Estados Unidos da América
Dia 23/03/2016
Em frente ao Memorial de Lincoln existe a Piscina Refletora, um enorme espelho d’água, que também é um dos símbolos da cidade. A cena em que Forrest Gump corre ao encontro da sua namorada e amiga de infância, Jenny, no meio do espelho d’água reforçou esse ícone da cidade.

A Piscina é cercada por um grande parque público com gramados e trilhas, em que as pessoas se exercitam com caminhadas, corridas, bicicleta, etc.


No meio do Parque, aparece o Memorial dos Veteranos da Guerra do Vietnam. O Memorial surgiu a partir de um concurso, cuja vencedora foi uma jovem estudante de arquitetura da Universidade de Yale, Maya Lin, de apenas 21 anos.

O projeto de Maya Lin é bastante simples, mas carregado de emoção. Corresponde a um muro de granito negro, polido, onde estão gravados os nomes dos 58.245 soldados americanos mortos na Guerra do Vietnam, em ordem, desde o primeiro que morreu em 1959 até o último em 1975.

É muito comum encontrarmos veteranos de guerra ou familiares dos mortos, depositando lembranças na base do muro, como brinquedos, flores, poemas e fotografias, ao lado dos nomes dos soldados mortos. Esse é o mais comovente dos memoriais do The Mall.

Ainda no Parque dos memoriais, aparece o da Segunda Guerra Mundial, do lado oposto ao Memorial de Lincoln, na outra base da “Piscina Refletora” e próximo ao Memorial de Washington. Dezesseis milhões de americanos foram à Segunda Guerra Mundial. Quatrocentos mil deles morreram em combate.

O Memorial é recente. Foi inaugurado em 2004. Possui uma grande fonte central, a Rainbow Pool e duas entradas, norte e sul, representando os Oceanos, Atlântico e Pacífico, onde aconteceram as duas frentes de batalha dos Estados Unidos.

Cinquenta e seis pilares de granito representam os estados e territórios americanos. Ainda hoje, é comum encontrarmos homenagens aos heróis e soldados mortos na Guerra.

O Memorial aos Veteranos da Guerra da Coréia é também impactante. Um milhão e meio de americanos serviram nessa guerra que nunca terminou, pois não foi assinado um tratado para o fim do conflito. É conhecida como “A Guerra Esquecida”.

Dezenove estátuas e aço e estanho caminhando entre campos de arroz simbolizam uma patrulha em ação de guerra. Os casacos de frio que vestem os soldados e equipamentos mostram as condições adversas do lugar.

Num dos lados do monumento aparece um muro de granito negro polido com as imagens de mais de 2.400 veteranos de guerra gravadas na pedra.

- A Guerra Esquecida
- Espelho D'Água
- Estados Unidos
- Estados Unidos da América
- Forrest Gump
- Guerra da Coréia
- Guerra do Vietnam
- Lincoln
- Maya Lin
- Memorial de Lincoln
- Memorial de Washington
- Memorial dos Veteranos da Guerra da Coréia
- Memorial dos Veteranos da Guerra do Vietnam
- Memorial dos Veteranos da Segunda Guerra Mundial
- Oceano Atlântico
- Oceano Pacífico
- Piscina Refletora
- Rainbow Pool
- Segunda Guerra Mundial
- The Mall
- Universidade de Yale
- Washington
- Washington DC
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.