ROUTE 66 – A MÃE DAS ESTRADAS
- 1764 Views
- joaquimnery
- 31 de agosto de 2010
- Estados Unidos da América

A Mãe das Estradas, esse é o apelido da mais famosa estrada americana. A Route 66 foi inaugurada na década de 20 e faz a ligação entre Chicago (Illinois) na Região dos Grandes lagos e Los Angeles na costa da Califórnia. Passa pelos desertos da região central e do Oeste americano e foi cenário de inúmeros filmes de Hollywood, dentre eles Easy Rider (Sem Destino), Bagdá Café, Paris Texas e Car’s. Esse último conta a história, em desenho animado da Disney, do fim da “Mãe de Todas as Rodovias”.

A partir da década de 80, com a inauguração das modernas “highways”, ela começou a ficar abandonada e chegou a desaparecer em alguns trechos. A geração pop dos anos 70 tem um carinho especial pela Route 66 e os símbolos a ela ligados, como os antigos postos de gasolina, os motéis e as lojas de fast-food.
Saímos de Williams pela USA 40W, uma das rodovias que ajudou a matar a 66. Pegamos a velha estrada logo adiante e fomos saboreando a paisagem das grandes planícies áridas da região central dos EUA.

A primeira parada logo após Williams, foi na cidade (quase fantasma) de Seligman, onde um bom “hot dog”. A vendedora era uma típica americana do novo Velho Oeste. Uma loja com “Elvis” e “Marylin” na porta completavam o clima da estrada.


Seguimos até a cidade indígena de Peach Springs e a partir daí foi saborear o bucolismo da estrada até Kingman (o coração da Route 66).Foi em Kingman que nos despedimos da “Mãe de Todas as Estradas” e seguimos pela AZ 93N até Las Vegas.

Antes, porém de chegarmos a Vegas passamos pela monumental Hoover Dam. A grande barragem do Rio Colorado que gera uma boa parte da energia consumida na região e é orgulho da engenharia americana.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.