Salar de Uyuni: O Maior Deserto de Sal do Mundo – por Maíra Nery
- 1317 Views
- joaquimnery
- 30 de janeiro de 2014
- 13
- América Bolívia Destaques
Depois da Isla del Sol, no lago Titicaca, chegou o momento mais esperado da viagem: a ida ao Salar de Uyuni. Com mais de 10.500 km², e estimados 10 bilhões de toneladas de sal, o salar é o maior deserto de sal do mundo.

Saindo de La Paz, é possível chegar à Uyuni de avião ou de ônibus. São cerca de 500km entre as duas cidades. A viagem de ônibus dura em torno de 9 horas, pois parte da estrada não é asfaltada. Optamos por ir de avião para ganharmos tempo. O vôo dura 50 minutos e sai de La Paz cedo pela manhã, o que permite iniciar o tour no mesmo dia. Voamos pela Amaszonas e a passagem de ida e volta custou R$ 680,00 (comprada com 1 mês de antecedência).

Chegamos em Uyuni e fomos recebidas pelo nosso motorista Johnny. Johnny foi nosso motorista, nosso guia, nosso fotógrafo, nosso cozinheiro e nosso companheiro nos 3 dias de viagem. Não podíamos ter tido um companheiro de viagem mais simpático e atencioso!

Saímos de Uyuni às 10:00 da manhã. A primeira parada foi o cemitério de trens. Nesse local, encontramos diversas locomotivas abandonadas e oxidadas pelo tempo. Eram locomotivas utilizadas no transporte de minério até a costa do pacífico, no início do século XX. Com a segunda guerra e o declínio do comércio, os trens foram abandonados no meio do deserto, criando um “cemitério”.

Depois do cemitério de trens é que entramos no Salar propriamente dito. Na entrada do salar, parte mais próxima à cidade, o chão não fica tão branquinho, por conta da poeira das estradas. É nessa segunda parada que visitamos o primeiro hotel de sal (hoje fechado) e o monumento com bandeiras de vários países fincadas em uma estrela de sal. Encontramos 2 bandeiras do Brasil!

Daí fomos em direção a Isla del Pescado e o que imaginávamos no início do tour se concretizou: o branco do sal ficou mais branco e o azul do céu mais azul! Combinando como nunca! Lindo! A claridade é tamanha que é impossível ficar sem óculos escuros. Momento ideal para fotos.

Como disse antes, Johnny, além de motorista, foi nosso fotógrafo oficial. E nesse momento, ele entrou em ação tirando inúmeras fotos. A imensidão branca e o horizonte a perder de vista favorecem a ilusão de ausência de profundida e de perspectiva, deixando as fotos bem divertidas!

Depois da sessão de fotos, chegamos a Isla del Pescado, uma ilha no meio do deserto de sal com cactos gigantes que chegam a 10 metros de altura. É realmente impressionante! O nome da ilha vem do formato de peixe de seu reflexo no espelho d’água que se forma no período de chuvas (entre dezembro e março). Há um pequeno restaurante na ilha e é ali onde todos param para almoçar.

Próxima parada: museu dos aymaras. Os aymaras foram uns dos primeiros povos indígenas a dominarem a Bolívia, principalmente na região de Oruro e Cochabamba. Ficaram no poder até serem dominados pelos Incas em 1438. É um pequenino museu, improvisado em um casebre com diversos objetos aymaras encontrados em escavações na região. A paisagem ao redor é linda: está rodeado de montanhas e com muitas lhamas! Vale a pena a rápida visita!

O dia vai terminando, a temperatura vai diminuindo e chega a hora de irmos ao hotel. Mas o hotel, não é um hotel qualquer: ele é todo feito de sal. As paredes, as camas, as mesas, tudo, tudo de sal! Foram necessários 35.452 blocos de sal, 32 famílias e 18 meses para que o hotel ficasse pronto.

O atendimento é excepcional e os quartos muito aconchegantes. A calefação é toda por meio de energia solar. Depois de um banho quente mas rápido, para economizar a água, fomos jantar com o inseparável Johnny e brindar o dia perfeito de tivemos. A viagem estava apenas começando.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (13)
Suricato
04 dez 2016Alcandorada a 3600 m de altura, não é a superfície nivelada mais alta do mundo, mas é a única menininha dos olhos dos astronautas, que na imensidão enrugada e cinzenta lá embaixo, vestiu-se de branco para flertar com os homens do espaço sideral, como que dizendo pra eles: olhem pra mim, mas vejam ao derredor a magnífica e fantástica montagem de engenharia cósmica que nos conduz embarcados neste tremendo e glorioso laboratório de vida chamado planeta terra…
Carla
19 jul 2015Boa noite!
Gostaria de saber o contato da agência do Johnny tão bem recomendado.
Obrigada!
Camila
10 out 2014Olá! Será que vocês me contam alguma coisa sobre o voo de Uyuni para La Paz? Ouvi dizer que é tenso, o avião chacoalha muito, etc..
Estou indo em novembro e estou na dúvida entre encarar as péssimas estradas longas e desconfortáveis ou o voo.
Se puder me ajudar, seria ótimo!
Abraços
joaquimnery
09 out 2014Carlos,
Essa viagem foi feita por Mayra Nery, que produziu os posts para o blog. Ela passou três dias na região do salar.
Um abraço.
grando
08 out 2014Bah, estou indo no dia 22 de outubro. Eu não entendi, você ficou só um dia?
joaquimnery
18 set 2014Olá Tatiane,
Favor entrar em contato com a Agência Via Alegria (71)3797-6140 ou contato@viaalegria.com.br
Dadoduda Fialho Albrecht
17 set 2014Tatiane tu tem face m pois estou indo em janeiro tambem e gostaria de trocar algumas informações !! Se for possivel !
Tatiane
16 set 2014Olá, vou para lá em janeiro e gostaria de saber qual a agência que contrataram e quanto custou o passeio.
Obrigada
Vivaterra Viagens (@vivaterrabrasil)
22 jul 2014Somos uma Agência de viagens especializada em América do Sul, com roteiros personalizados e sempre de acordo com o perfil do traveller. Mande um e-mail para info@vivaterraviagens.com.br para mais informações 🙂
joaquimnery
08 jun 2014Olá Karine,
Essa viagem para a Bolívia foi planejada pela Via Alegria (71)3797-6130 ou contato@viaalegria.com.br
Karyne
07 jun 2014Joaquim, também queria saber ql a agência que levou vcs. Estou programando ir em outubro/2014. Outra coisa: foram de mochilão ou dar p ir de mala?
joaquimnery
15 mar 2014Olá Priscilla. Temos uma agência que tem pacotes para a Bolívia e outros destinos na América do Sul. Caso você precise de alguma ajuda faça contato através do e-mail tessnery@viaalegria.com.br ou pelo site http://www.viaalegria.com.br
Priscilla
09 mar 2014Oi Joaquim,
Gostaria de saber qual agência levou vocês para o passeio. Já que falou que correu tudo bem.
Beijos