San Cristóbal de Las Casas
- 2117 Views
- joaquimnery
- 4 de janeiro de 2020
- América Destaques México
San Cris
08.11.2019
A cidade de San Cristóbal de Las Casas no Estado de Chiapas, foi fundada pelos espanhóis em 1528. Fica no coração das florestas tropicais do sul do México, a 2.300 metros de altitude, numa região montanhosa, o que ajudou a mantê-la isolada por muito tempo. A altitude lhe dá um clima ameno o ano inteiro. Ainda conserva uma atmosfera colonial, com as suas ruas estreitas e casario colorido, com casas baixas e ruas empedradas, com passeios altos, feitos para proteger o interior das casas das fortes enxurradas que acontecem no período das chuvas. A cidade é carinhosamente apelidada de San Cris.

O nome de San Cristóbal de Las Casas homenageia o Bispo Bartolomeu de Las Casas, que protegeu os indígenas da região no século XVI. De Las Casas foi um ferrenho orador contra a escravidão dos indígenas e comprou essa briga com a igreja e com os fazendeiros espanhóis. Acabou sendo expulso de San Cristóbal e foi pregar na Cidade do México.

San Cristóbal de Las Casas fica no centro de uma área de conflitos frequentes entre os indígenas, os colonizadores e os seus descendentes. Foi em San Cristóbal de Las Casas que se iniciou o Movimento Zapatista de 1994, liderado pelo icônico Subcomandante Marcos. Por esse motivo, a presença militar na cidade continua sendo muito forte.

A cidade reúne hippies, mochileiros e turistas ansiosos por conhecer os lugares mais charmosos do interior do México. A Plaza 31 é o Zócalo, a praça principal da cidade, onde fica a Catedral e o Palácio Municipal. A bela Catedral começou a ser construída no século XVI, mas só foi concluída no século XIX.

O centro histórico
A cidade possui aproximadamente 180 mil habitantes, mas o centro histórico de San Cristóbal de Las Casas é pequeno e pode-se ser percorrido a pé. Existem duas ruas de pedestres, chamadas de andadores turísticos, que são as mais importantes a serem visitadas. Ambas são abarrotadas de lojinhas de artesanato e galerias de arte.

A Calle Real de Guadalupe é um desses andadores, possui muitos bares e restaurantes ótimos. Liga o Zócalo ao pé da escadaria que leva até a Igreja de Guadalupe. Vale a pena subir para observar a vista. Centenas de indígenas descem das montanhas todos os dias para vender os seus artesanatos pelas ruas da cidade. Muitos deles não falam espanhol e apenas os seus idiomas nativos.

O outro andador é o Eclesiástico, que corta o Zócalo e a Praça da Paz. É nesta rua que estão alguns dos pontos turísticos mais importantes de San Cristóbal de las Casas, ela segue até a Igreja e Convento de Santo Domingo, o templo mais bonito da cidade, que tem a fachada num estilo barroco, o que é típico dessa parte do México.

Nesse dia que visitamos San Cristóbal de Las Casas, encontramos uma grande manifestação cívica religiosa pelas ruas da cidade. O desfile era comandado pela igreja evangélica e intercalava carros de som com alas de jovens e religiosos vestidos a caráter para cada uma delas.

À noite jantamos no excelente restaurante El Secreto. Em San Cris existem excelente alternativas de restaurantes e opções de hospedagens.

Leia também:
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.