Tempestade em Cancun
- 1870 Views
- joaquimnery
- 21 de janeiro de 2020
- América Destaques México
O mar azul de Cancun
13.11.2019
Depois do café-da-manhã no Hotel Hard Rock Cancun, decidimos caminhar pela praia. O tempo estava fechado e a ameaça de chuva era constante. Raios e trovões afastavam os banhistas. Não deu para ficar muito tempo por lá.

A praia na maior parte da sua extensão é de mar aberto, portanto um pouco forte. Possui uma areia branca que forma um contraste espetacular. Apesar das praias serem públicas, Cancun possui um grande problema de dificuldade de acesso às praias e/ou mesmo à visão do mar. O planejamento urbano foi um absurdo. A estreita faixa de restinga foi totalmente obstruída pelo paredão de hotéis gigantescos. Quem passeia por Cancun, raramente ver o mar, a não ser o do seu próprio hotel. Existe, em mais de 20 quilômetros da Avenida Kukulcan, um raro mirante, para fazer umas fotos.

O mar é de um azul maravilhoso, improvável. Pena que não exista uma avenida larga, na beira do mar, com um belo calçadão, ciclovias e parques para contemplação. Temos que nos contentar com esse raro mirante ou com a praia de cada hotel. Como estávamos no Hotel Hard Rock, em frente ao mar, pudemos desfrutar desse paraíso.

A chuva ameaçava e nos expulsou da praia. Subimos para a piscina. Nós e as centenas de turistas que lotavam o hotel. Começou a festa da espuma na piscina. Os resorts possuem um grupo de animadores que trabalham sem cessar para providenciar a diversão dos seus hóspedes. Cancun possui dezenas de resorts ao longo da sua avenida principal.

À tarde fomos até o centro da Zona Hoteleira, na Isla Cancun, onde existem alguns centros comerciais, restaurantes e lojas de artesanatos. Para quem já foi a Cancun na sua época áurea de implantação, quando tudo era muito “glamouroso”, a visita ao centro, um pouco degradado, decepciona. Voltamos para o hotel e jantamos mais uma vez no Restaurante Ciao, que nos pareceu o melhor do hotel.

Despedida do México
14.11.2019
Amanheceu um dia bastante chuvoso em Cancun. Não tivemos alternativas de lazer na praia nem na piscina. A solução foi pegar um táxi e seguir para o Shopping La Isla. Era o nosso último dia de viagem e aproveitamos para comprar algumas lembranças que não tínhamos feito antes. Voltamos do Shopping no início da tarde e fomos arrumar as malas para nos preparar para a volta no dia seguinte.

15.11.2019
Voltamos em um voo da COPA AirLines, a companhia panamenha que tem voos diretos da Cidade do Panamá para Salvador. Hoje é uma boa opção para quem vem da América Central ou mesmo da América do Norte para Salvador, pois o voo sai de Cancun, faz uma conexão bastante rápida na Cidade do Panamá e segue direto para Salvador, evitando o transtorno que é chegar em São Paulo ou em outra cidade qualquer do Brasil e depois ter que pegar um outro voo para casa. Saímos de Cancun às 11h45min, fizemos pouco mais de 2 horas de voo para a Cidade do Panamá, uma hora de conexão e sete horas de voo entre a Cidade do Panamá e Salvador. Chegamos em Salvador pouco depois da meia noite. Hora do Brasil.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.