Cancun, a última parada da Road Trip pelo México
- 2363 Views
- joaquimnery
- 18 de janeiro de 2020
- América Destaques México
Cancun, o maior balneário turístico do México
12.11.2019
A Península de Yucatán fica no sul do México, avançada em direção ao Golfo do México. Possui algumas das melhores e mais famosas praias do país. Foi a terra dos Maias e por isso possui muitos sítios arqueológicos importantes e famosos. Dentre eles destacam-se Chichen Itza e Tulum.

Cancun é um grande balneário turístico localizado na ponta da Península de Yucatan, no sul do México. Há 40 anos, não havia nenhuma infraestrutura turística no local. O governo do México criou linhas de incentivo para a implantação de um complexo de hotéis na região. Dezenas de grandes hotéis foram implantados aí e o México fez surgir um dos maiores destinos turísticos do Caribe. Quase todas as grandes redes hoteleiras do mundo possuem hotéis em Cancun.

A população local que era de pouco mais de 100 pessoas na década de 60, hoje é de centenas de milhares. Cancun recebe mais de 12 milhões de turistas por ano, vindos do mundo inteiro, especialmente dos Estados Unidos.

Existem duas “Cancuns”. A cidade, na faixa continental, possui poucos hotéis, não tem praias e é onde vivem os locais e trabalhadores dos resorts. A faixa hoteleira fica na Isla Cancun, um estreito istmo, entre a Lagoa Nichupté e o Oceano Atlântico, onde a Avenida Kukulcan foi implantada. São cerca de 23 km de grandes hotéis implantados em frente a uma praia espetacular de areia fina e branca e águas de um azul incrível, que atraem turistas do mundo inteiro.

O Hotel Hard Rock Cancun
Ficamos hospedados no Hotel Hard Rock Cancun. A rede de hotéis Hard Rock surgiu a partir do sucesso da marca e da cadeia de restaurantes Hard Rock Café. O primeiro Hard Rock Café foi implantado em1971, por dois jovens empreendedores americanos, Isaac Tigrett e Peter Morton, na área do Hyde Park, próximo à frenética zona de Piccadilly, em Londres. A ideia era decorar o ambiente com objetos do Rock’n Roll. Som alto, muita música e vídeo clips das principais bandas de rock do Mundo. Cresceu e se tornou símbolo de sucesso no mundo inteiro. Hoje está presente nos principais destinos turísticos do planeta.

A empresa estimulou os astros do rock a fazerem doações de peças de roupa utilizadas em turnês, instrumentos musicais e fotografias autografadas, discos e outros acessórios relacionados ao seu dia a dia. Hoje eles possuem a maior coleção de objetos relacionados ao rock’n roll, no mundo. Cada restaurante é uma espécie de museu do rock’n roll. Essa história começou por um acaso, quando Erick Clapton, que era frequentador do Hard Rock Café de Londres, doou uma guitarra autografada para ficar em exposição na parede do restaurante. Alguns dias depois, o guitarrista do The Who, Pete Townshend, fez o mesmo e mandou um bilhete dizendo: “Mine’s better! Love, Pete (A minha é melhor! Com amor, Pete). Os restaurantes hoje são conhecidos pela “atmosfera” de rock’n roll que proporciona.

Os hotéis e cassinos surgiram mais recentemente e estão se expandindo numa velocidade grande. Muitos amantes do rock’n roll criticam essa capitalização do negócio, que mistura luxo, glamour e às vezes muita música. Já tínhamos ido a um hotel Hard Rock antes. Na cidade do Panamá, e tínhamos adorado.

O Hotel Hard Rock Cancun nos decepcionou um pouco, pois a magia do rock’n roll que vimos no Panamá, não está presente aqui. Na festa da piscina toca de tudo menos rock. Também não vimos a música presente em todos os cantos do hotel, desde a recepção até ao banheiro dos apartamentos como tínhamos visto no Panamá. Ficamos um pouco decepcionados com o clima do Hotel Hard Rock Cancun.

Deixamos as malas no quarto do hotel e fomos devolver o carro na locadora National. Na volta jantamos no Restaurante Ciao, o Italiano do Hotel.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.