Barra Grande de Camamu
- 2128 Views
- joaquimnery
- 17 de março de 2020
- Bahia Brasil Destaques
O caminho para Barra Grande de Camamu
11 de março de 2020
Decidimos passar o final de semana prolongado na Praia de Barra Grande, na Baía de Camamu, no município de Maraú. A melhor forma de chegar é através da BA 001, fazendo uma conexão através do sistema de Ferry Boats que liga Salvador à Ilha de Itaparica. A BA 001 liga a Ilha de Itaparica ao Baixo Sul da Bahia. Nesse trecho que vai até Camamu, são 180 km por uma região turística denominada Costa do Dendê.

O Sistema do Ferry Boat da Baía de Todos os Santos
A Costa do Dendê é uma das zonas turísticas da Bahia correspondente à área litorânea que se estendem desde Valença até Maraú, passando pela cidade de Camamu. Envolvem outros municípios com conteúdo turístico importante como: Ituberá e Cairu, onde fica a Ilha de Tinharé, com o povoado do Morro de São Paulo e a Ilha de Boipeba. Além disso a região é acompanhada por densas áreas de Mata Atlântica intercaladas por plantações de dendê, cacau e seringueiras.

O início da viagem a partir de Salvador se dá com a travessia da Baía de Todos os Santos utilizando o sistema Ferry Boat, operado pela Internacional Travessias, que liga o Terminal Marítimo de São Joaquim, na Cidade Baixa ao Terminal de Bom Despacho na Ilha de Itaparica. Utilizamos o sistema de “hora marcada” para fazer a travessia e não correr o risco de ficar preso em filas intermináveis, que nos dias de pico (não era o casso da nossa viagem), podem durar até 6 horas de espera. O sistema de transporte é péssimo. Os terminais são sujos e feios. As embarcações encontram-se em péssimo estado de conservação e são também sujas e malcuidadas. A travessia leva aproximadamente 50 minutos.

A Costa do Dendê
Chegamos em Bom Despacho e seguimos viagem através da BA 001 em direção à Costa do Dendê. A estrada atravessa a Ilha de Itaparica, cruza a Ponte do Funil que liga a Ilha ao continente, passa por Nazaré das Farinhas, Valença e depois segue por um mosaico de pequenos municípios até chegar a Camamu. Nos 100 primeiros quilômetros entre Bom Despacho e Valença a rodovia estava em bom estado. A partir daí, são mais 80 quilômetros de uma estrada sem manutenção, que passa por dentro das cidades da Costa do Dendê, com muitos quebra-molas e com muitos buracos na pista, que precisa ser percorrida com cuidado e atenção.

Quando chegamos em Camamu, seguimos direto para a Marina São Jorge, a maior e mais bem estruturada da cidade. Deixamos o carro aí na Marina, a um custo de R$30,00 por dia e seguimos de lancha para Barra Grande (R$300,00, numa lancha privativa). A travessia leva aproximadamente 40 minutos nas águas calmas da Baía de Camamu.

A Villa Balidendê
A lancha nos deixou em frente à Pousada de charme Villa Balidendê, comandada pelo simpático casal Patrícia e Fabrício. Foi escolhida com carinho pela Agência Via Alegria.

A decoração da Balidendê é em estilo oriental, inspirada na Ilha de Bali, com móveis garimpados na própria Indonésia. O paisagismo é especial. Desenvolvido e cuidado pelos próprios donos da Pousada. Possui uma paria excelente, com um banho de mar especial e quase particular.

Quando chegamos a Barra Grande, chovia sem parar e ficamos meio sem opções de passeios. Tentamos seguir andando até a vila e desistimos. Como não tínhamos almoçado ainda, seguimos até um local especial, a um quilômetro da Pousada, o Bar da Rô, famoso em Barra Grande, pois tem uma localização e um serviço muito bom. Fica no encontro do Rio Carapitangui com o mar da Praia de Barra Grande. O encontro do rio com o mar possibilita banho de água doce e de água salgada. O serviço é excelente e o cardápio farto e variado. O por do sol é maravilhoso, mas naquele dia não aconteceu, pois a chuva não deixou.

À noite a Via Alegria nos presenteou com um jantar especial na Pousada Villa Balidendê. Muito bom.

- Agência Via Alegria
- Baía de Camamu
- Baía de Todos os Santos
- Bahia
- Bar da Rô
- Barra Grande
- Barra Grande de Camamu
- Boipeba
- Bom Despacho
- Camamu
- Costa do Dendê
- ferry-boat
- Ilha de Itaparica
- Ilha de Tinharé
- Internacional Travessias
- Itaparica
- Maraú
- Marina São Jorge
- Morro de São Paulo
- Ponte do Funil
- Rio Carapitangui
- Terminal Marítimo de São Joaquim
- Valença
- Via Alegria
- Villa Balidendê
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.