A entrega de abadás da Central do Carnaval
- 1535 Views
- joaquimnery
- 25 de fevereiro de 2022
- Artigos Bahia Brasil Super Destaque

A origem
O Camaleão surgiu de um sonho de carnaval. Sentados numa barraca na Praça da Piedade, observando o movimento do carnaval de 1978, começamos a conversar sobre como montar o nosso Bloco de Carnaval para o ano seguinte. Na roda de papo já surgiu o nome. Por sugestão de Bel Borba, o Bloco deveria se chamar Cama-Leão. Ainda no planejamento do primeiro ano, mudamos para Camaleão e fizemos acontecer um dos melhores blocos daquele ano. O primeiro carnaval foi em 1979 e já consolidou o Camaleão com um sucesso diferente do que havia no Carnaval de Salvador até então.
Muitas pessoas contribuíram para que isso pudesse acontecer desde o seu início. Impossível lembrar e homenagear a todos, mas em 79, Bacelar, Coelho, Marcotur, Geraldão, Virgilânio Virgílio, Naim, Quinho, além dos diretores: Marcelo, Tinho, Dolfo e Zé Henrique foram fundamentais.
Desde o início, a preocupação em atender bem aos nossos foliões foi um mantra que perseguimos sem descanso. Divulgar o bloco, convencer os foliões, vender e entregar as mortalhas e depois os abadás e fazer um desfile campeão eram as nossas diretrizes.
A primeira entrega de fantasias
No primeiro ano contamos com a parceria da antiga LR Turismo, a mais importante agência de turismo receptivo da cidade naquela época. D. Nícia Tourinho Dantas nos cedeu uma sala no antigo Centro Comercial da Barra, onde hoje funciona o Pereira Café, ao lado do Hospital Espanhol. Foi lá que fizemos a primeira entrega de fantasias (mortalhas).
O Casarão da Vitória
No ano seguinte (Carnaval de 1980), fizemos uma parceria com um bar que havia no Corredor da Vitória: o Casarão da Vitória. Preparamos a loja com esteiras adquiridas na Feira de São Joaquim e fizemos uma Entrega espetacular, com o bloco absolutamente esgotado.
A partir do Carnaval de 81 e até 85, fomos para uma nova sede no Edifício Barra Center e lá mesmo fazíamos as entregas das mortalhas.
A sede do Camaleão na Graça
Em 86 alugamos um casarão na Rua da Graça e fizemos um projeto monumental, com arquitetura de Marcos Barbosa. Na sede do Camaleão da Graça, ficamos até o ano 2000.
A partir de 1993, com o surgimento do Nana Banana e posteriormente do Nana Pipoca, o projeto cresceu e a entrega das fantasias também. O Camaleão continuou na Rua da Graça, mas a Entrega do Nana Banana e do Nana Pipoca foram para a sede do antigo clube das Bandeirantes, que nessa época já era uma unidade do Colégio Sartre.
A entrega no Royal Ballet da Bahia
Em 1999 decidimos informatizar a Entrega de Abadá pela primeira vez. Até então fazíamos as entregas em listas datilografadas com os nomes dos foliões. A primeira entrega informatizada já contava com a parceria da Digita, com Adelmo Assmar e o seu Staff. Houve um acidente automobilístico na madrugada da Entrega e a queda de um poste nos deixou sem energia durante todo o primeiro dia de entrega. Voltamos para as listas, que estavam preparadas. Muita emoção.
No ano 2000 fizemos a Entrega no piso 4 do Centro de Convenções, sob o comando de Adriano Pitanga.
As primeiras Entregas no Aeroclube
Com o surgimento da Central do Carnaval a Entrega de Abadás aumentou bastante. Eram seis blocos: Camaleão, Beijo, Crocodilo, Cerveja e Cia, Nana Banana e Acadêmicas. Passamos a contar com a parceria do Aeroclube Plaza Show e lá fizemos a Entrega de Abadás. Em 2001, numa grande sala disponibilizada pelo Shopping. No estacionamento do Aeroclube, começou a surgir uma grande feira livre de venda e troca de abadás.
Em 2002, o espaço da sala ficou pequeno e fomos para um local do Aeroclube denominado de Hangar. A entrega era feita de forma separada. Os Blocos “Alternativos”, que desfilavam na quita, sexta e sábado, começavam a entrega na segunda e os blocos tradicionais, que desfilavam no domingo, segunda e terça, entregavam a partir da quinta. Em 2003 usamos todo o espaço do Hangar.
Em 2004, o espaço do Hangar ficou pequeno e a solução foi montar uma tenda externa para a complementação da Entrega. Na Tenda fizemos as entregas dos Camarotes e no Hangar, dos Blocos.

2005, o grande desafio
Em 2005 tivemos o nosso maior desafio. A Entrega de Abadás aumentou bastante e tivemos dificuldade de dar vasão à multidão. Foi o nosso ano mais difícil e que serviu de ensinamento para os anos seguintes. O desafio de 2005 fez com que mudássemos toda a rotina da entrega, criando elementos novos que aceleraram e deram mais segurança aos procedimentos. A participação de Danilo Prates na criação desses procedimentos foi fundamental. Criamos o Passaporte do Carnaval e o pré-checkin, que agilizaram os atendimentos.
Em 2006 atendemos a uma solicitação do Shopping para manter a Entrega aberta durante todo o período de funcionamento do Aeroclube, que era até às 23h. Com isso tivemos um aumento significativo de custos, viabilizando uma frota de vans, para levar os colaboradores para casa. A logística foi difícil.
A Entrega no Centro de Convenções da Bahia
Nos anos de 2008 e 2009 fizemos as entregas no pavilhão de feiras do Centro de Convenções, sob a coordenação de Jaqueline Lessa e Leana Mattei. Mudamos o conceito e passamos a fazer da Entrega de Abadás, um grande evento. Criamos o Carnaval Business Show, com vários estandes de empresas parceiras expondo os seus produtos. A entrega ficou mais alegre e festiva, quebrando o clima de tensão que havia até então.

A consolidação da Entrega de Abadás no SDB
Em 2010 fomos para o Shopping da Bahia (Iguatemi). Passamos a usar o piso de estacionamento I1, onde estamos até hoje. O espaço ficou pequeno e, durante alguns anos (de 2011 a 2017), passamos a usar dois pisos de estacionamento. No piso I1 entregávamos os Blocos e no piso I2 os Camarotes.

Com a extensão do piso I1, voltamos a fazer a entrega apenas nesse local, desde 2018 até 2020. Em 2020 introduzimos a Entrega com hora marcada e foi um sucesso, além de segregarmos um espaço específico para a Entrega dos Blocos Camaleão, Vumbora e do Camarote do Nana.
Durante todos esses anos fizemos tudo isso alimentados por muito amor, alegria, energia e espírito colaborativo. Essas qualidades estavam em todos aqueles que trabalharam conosco. Vamos lembrar e agradecer a alguns. Impossível lembrar de todos nesse momento que estou escrevendo. Peço perdão a eventuais esquecimentos e peço que me ajudem a enriquecer essa memória com mais nomes daqueles que foram tão relevantes para esta história de paixão. A Entrega de Abadás.
Marcos Ferreira (Marcotur), Rita Palumbo, Anáide Carvalho, Milena Ribeiro, Maurício França, Naim, Bia Janstein (in memorian), Sônia Bicalho, Andreia Garrido, Andreia Pitanga, Adriano Pitanga, Paula e Maria Luedy, Vânia Bicalho, Dória Celidônio, Luciene Maia, Paty Mattos (Potamus) Guto Brandão, Marcelo Miranda (Mosca), Paty Vilas Boas, Paulão, Luciano Chaves (Lupita), Clarissa Torres, Karry, Perla, Valéria, Dani Ulm, Jamile Nery, Janaina Bittencourt, Claudinha Couto, Ana Paula Chingas, Adriane Virgílio, Alice Coelho, Iocaã, Yomutã, Lucas Sicupira, Leana Mattei, Catarina Tâmara, Taty (Clarice) Hadad, Cecéu, Xandy Amaral, Danilo Prates, Fabi Maimone, Fernandinho Maimone, Cris Doto, Camilinha Rego, Camila Hernandez, Luciana Oliveira, Luciana Mattos, Paty Mello, Emília Fonseca, Ju Cabelão, Milaine, Catiane, Daline, Cris Rocon, Marama Cardoso, Adelina, Vivi Vidal, Diana Rabelo, Fábio Fonseca, Suzy Brandão, Dani Saldanha, João Marcelo, Zedão, Nando Gouveia, Rafa Teixeira, Bruno Setenta, Manu, Guilherme, Lucas Fahel, Flávia Costa, Eduardo Rivera, Vitor Meira, Giuliano, Van Dame, Anum, Cristal, Natália Dantas, Laísa Magnavita, Fabi Magnavita, Mari Nascimento, Bruna Lopes, Fabi Munhoz, Renata Sotero, Moka, Rômulo Serrano, Bruno, Bruna Garrido, Joatan, Kim Nery, Tess Nery, Joaquim Silva, Alexsandra (in memorian), Antônio Lucas, Diego Rosário (Zé Gotinha), Gabi Arruda, Juan Arruda, Pedro Cohen, Alex Pereira (Bobô), Lara Tosta, Mara Nery, Claudinha Martins, Jaqueline Lessa, Amanda Papa (Amandinha), Fernanda Flores, Mariana Jorge, Nanda Gondim, Yurika Iseki, Renata Cardoso, Wladimir Lemos, Venicio Rodeiro, Dudu Jorge, Lucas Jorge, Fernandinha Nery, Priscila Hernandes, Lucas Menezes, Marcelinha Bahia, Magnólia, Marily, Ângelo Bisset, Sarah, Juliana, Amanda Luz, Nanda Leite, Evandro Pontual, Yves Lohan, Alice Ribeiro, Cissa, Ângela Aslam, Tina Aslam, Maria Nery, Antônio, Lala, Nelson Cidade, Paty Reis, Elton, Léo Nascimento, Zefa, Sr. Carlos, Sr. Gilberto (in memorian), Rodrigo Seixas (in memorian), Vanessa Duarte, Juliana Tavares (Jujuba), Rodrigo Barros, Larissa Teixeira, Felipe Mesquita, Fátima Lorena, Antônio Lisboa, Alan Geovane, Lu Janaína, Luciano Fraga, Ana Paula Sales, Lincoln, Pedrinho Figueiredo, Igor (Tio Chico), Juliana Lobo, Jaque Assis, João Gondim, Ju, Lila, Mari Nascimento, Maria Helena, Priscila Valadares, Suzy, Uyara, Milena Oliveira, Janine, Philipe Valente (PH), Jaqueline Orge, Bernard, Ciro, Nanda Ayres, Sérgio Silva, André, Déa Blanco, Guga Barreto, Carol Hruby, Paloma Primo, Ida Mariama, Suzy Mathias, Mari Ladeia, Ju Fahel, Igor Castro, Natália Matos, Laísa, Carla Patrícia, Léo Victor, Bruno Ramos e tantos outros que participam dessa história viva!!!!!

- Aeroclube
- Aeroclube Plaza Show
- Barra Center
- Beijo
- Bel Borba
- Bloco Camaleão
- Blocos Alternativos
- Camaleão
- Camarote do Nana
- Carnaval Business Show
- Casarão da Vitória
- Central do Carnaval
- Centro Comercial da Barra
- Centro de Convenções da Bahia
- Cerveja e Cia
- Crocodilo
- Entrega de Abadás
- Iguatemi
- Marcos Barbosa
- Nana Banana
- SDB
- Sede do Camaleão
- Shopping da Bahia
- Shopping Iguatemi
- Vumbora
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.