A cidade histórica de Paraty
- 1123 Views
- joaquimnery
- 30 de janeiro de 2022
- Brasil Rio de Janeiro Super Destaque
01 de novembro de 2021
Espremida entre a serra e o mar
Paraty fica na região da Costa Verde, no estado do Rio de Janeiro, a meio caminho entre o Rio e São Paulo e totalmente cercada pela Serra do Mar e pela Mata Atlântica bastante preservada. Esta situação, entre as montanhas, a floresta e o mar, cria uma moldura visual que embeleza a cidade. A Serra do Mar e a floresta criam alternativas de turismo de convivência com a natureza, com trilhas, rios e cachoeiras. Estávamos fazendo uma viagem pela estrada Rio-Santos e fizemos a primeira parada em Paraty.

A Estrada Real
A vila surgiu no século XVII e rapidamente se tornou um grande entreposto comercial, devido à localização estratégica que possuía. Paraty ficava na ponta da Rota do Ouro, por onde saíam as riquezas extraídas em Minas Gerais e que daí seguiam para Portugal. Era o ponto final da Estrada Real que vinha da Vila Rica (Ouro Preto). Foi fundada oficialmente em 1667.

Com a construção de um novo caminho para a retirada do ouro, que passou a ser escoado diretamente pelo porto do Rio de Janeiro, Paraty foi perdendo importância estratégica.

A maré invade Paraty
Ficou esquecida por séculos até ser redescoberta pelo turismo, na segunda metade do século XX, como um lugar charmoso, com um casario colonial preservado e excelente gastronomia.

A localização ao nível do mar e entre os rios Pequerê Açu e Mateus Nunes faz com que Paraty seja invadida todos os dias, pela maré alta, em parte das ruas do Centro Histórico.

As ruas de pedra
O programa imperdível da cidade é caminhar pelas ruas de pedra, sentindo a atmosfera histórica do seu casario colonial charmoso, com janelas e portas coloridas e preservadas. Isso aumenta ainda mais o charme de Paraty e encanta os visitantes. Paraty foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade, pela UNESCO.

O Centro Histórico
O Centro Histórico é cheio de ateliês, lojas de artesanatos e suvenires. Artistas e artesãos estão por todos os lados. O maior evento da cidade é a FLIP, Festa Literária Internacional de Paraty, que lhe projetou uma fama internacional e consolidou a pequena vila como sonho de desejo de um turismo cultural.

A Baía de Paraty
Nos arredores da Baía de Paraty existem muitas opções de praias e ilhas com piscinas naturais, trilhas com cachoeiras e rios, além de outras opções para um turismo de lazer. Quando visitamos Paraty, pegamos dias muitos chuvosos e não conseguimos aproveitar essa característica da região.

Muita chuva em Paraty
Estava chovendo muito nos dias que passamos em Paraty, situação muito comum por lá. As encostas da Serra do Mar retêm a umidade e fazem desse trecho do litoral brasileiro, um dos pontos mais chuvosos do Brasil.

O Restaurante Quintal das Letras
A cidade também se destaca pela gastronomia elaborada e de qualidade. No dia anterior tínhamos almoçado no Restaurante Pippo e decidimos repetir. À noite fomos jantar no excelente Restaurante Quintal das Letras, da Pousada Literária, o melhor, dessa viagem que fizemos pelo litoral do Rio e de São Paulo.

Leia mais:
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.