O Templo do Buda de Jade e o Jardim de Yu Yuan de Xangai
- 5036 Views
- joaquimnery
- 28 de dezembro de 2013
- 5
- Ásia China Destaques
No segundo dia de visita a Xangai, saímos pela manhã para um city tour, cuja primeira parada se deu no Templo do Buda de Jade (Jufo Si), o mais famoso da cidade. O templo foi construído em 1882 e é um local sagrado de grande procura pelos seguidores do budismo.

O templo foi construído para abrigar as duas estátuas de Buda, esculpidas em jade branco, que foram trazidas da Birmânia, atual Myanmar. Essas são as maiores atrações do templo. No hall onde fica o Buda de Jade principal, no segundo andar do templo, não se pode fotografar. Ele aparece sentado, feito em um único bloco de jade incrustado com pedras preciosas.

Durante a perseguição religiosa da Revolução Cultural imposta por Mao Tsé Tung na China, o templo permaneceu fechado, tendo sido reaberto em1980. Quando a Guarda Vermelha de Mao chegou para destruir o templo, os monges tinham posto uma imagem de Mao sobre as portas do templo, o que ajudou a salvar a sua estrutura.

Hoje já possui cerca de 100 monges. Na Câmara do Buda de Jade, fica o Grande Buda Reclinado. Uma deslumbrante estátua em cor branca, que representa o Buda na entrada do Nirvana.

O templo foi construído seguindo os detalhes arquitetônicos da dinastia Song Meridional, com beirais curvos e estatuetas no telhado, colocadas aí para afastar os maus espíritos.

No seu interior existem várias imagens de Buda em diferentes encarnações e quatro outras estátuas que representam os guardiões ferozes.

A decoração é imponente com faixas coloridas de seda acompanhando o teto do templo.

Saímos do Templo dos Budas de Jade e seguimos para a Cidade Velha onde fomos visitar o Bazar e os Jardins Yu Yuan. O Bazar é um labirinto de casas que parecem antigas, mas que abrigam um grande conjunto de lojas onde se vende de tudo um pouco. Suvenires para turistas, medicamentos tradicionais, etc.

O Jardim foi construído em 1559 por ordem do governador de Xangai, Pan Yudan, sob a dinastia Ming, para presentear o seu pai. Artistas de rua estão também por todas as partes. O local é muito divertido para ser visitado.

Um dos destaques do complexo é a Casa de Chá Huxingting, no centro do lago. Esse prédio é uma construção de 1784 que virou casa de chá no século XIX. A ponte em zigue-zague que dá acesso à casa principal foi feita assim para afastar os maus espíritos, que não viram esquinas.

No centro desse complexo fica o Jardim Yu Yuan, ou Jardim da Felicidade, considerado o melhor de “pedras Ming”, da China. As pedras são amontoadas artificialmente e lembram picos e cavernas. Essa é uma tradição chinesa muito forte.

Um dos destaques do Jardim Yu Yunam fica para os muros que cercam a estrutura. Sobre os muros existem enormes dragões ondulados. Esses dragões têm a característica de ter apenas quatro patas e não cinco como os dragões imperiais. O motivo é para não atrair a fúria do Imperador.

Os jardins são divididos em seis áreas panorâmicas, imitando um labirinto. Toda a área é acompanhada por lagos cheios de carpas coloridas.

- Bazar
- Birmânia
- Buda
- Buda de Jade
- Buda Reclinado
- Budismo
- Carpas
- Casa de chá Huxingting
- China
- Cidade Velha
- Dinastia Song Meridional
- Grande Buda Reclinado
- Guarda Vermelha
- Jardim da Felicidade
- jardim Yu
- jardim Yu Yuan
- Jufo Si
- Mao Tsé Tung
- Myanmar
- Nirvana
- Pan Yudan
- Pedras Ming
- Revolução Cultural
- Shangai
- Templo do Buda de jade
- Xangai
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (5)
joaquimnery
27 fev 2015O Templo do Buda de Jade fica mais distante. A Cidade Velha e os jardins de Yu Yuan ficam próximos.
Elizabete Costa
23 fev 2015Olá bom dia. Gostaria de saber se podemos ir andando do Templo do Buda de Jade até a Cidade Velha e também até os Jardins Yu Yuan. Todos ficam na mesma região?
.
Sherman Peters
03 jan 2014Una de las visitas obligadas en tu viaje a Shanghai es el Templo del Buda de Jade. Se trata de un templo budista relativamente moderno, pues fué construido entre 1911 y 1918, el cual sigue siendo sede de un grupo de unos 70 monjes budistas.
flaviabraga
31 dez 2013Estou namorando sua viagens.. adorei essas carpas são lindas
Anônimo
28 dez 2013Valeu, Quinho! Fantástico poder viajar novamente! Amamos!!! Zé e Anna