O Exército de Terracota de Xian
- 4844 Views
- joaquimnery
- 16 de dezembro de 2013
- 8
- Ásia China Destaques
No dia seguinte fomos conhecer o Exército de Terracota. Antes de chegar ao Museu, paramos numa loja de artesanatos e de cerâmica para que o grupo pudesse comprar réplicas e miniaturas dos Guerreiros de Xian.

O Museu onde estão os Guerreiros fica no próprio local onde eles foram descobertos, resultando no maior museu em seu próprio sítio que existe no mundo.

A descoberta dos Guerreiros de Xian se deu de forma acidental. Numa grande seca que aconteceu no ano de 1974, portanto a muito pouco tempo atrás, alguns camponeses, tentando cavar um poço para encontrar água para irrigação, encontraram algumas cabeças e parte dos corpos de alguns Guerreiros.

O fantástico conjunto é formado por cerca de 8 mil soldados, arqueiros e cavalos feitos de argila amarela, em tamanho natural, para guardar o túmulo do Imperador Qin Shi Huangdi, que unificou a China há mais de 2.200 anos. O exército deveria proteger o Imperador após a sua morte.

O Mausoléu começou a ser construído em 246 A.c.. Na trincheira 1 fica a infantaria, é a mais impressionante de todas. Nela ficam cerca de 6 mil guerreiros em formação de batalha. Na parte de trás da galeria existem muitas cabeças e fragmentos que ainda serão reconstruídos.


Na tricheira 2, que ainda está em escavação, aparece a cavalaria e os soldados, na 3 que ainda não foi escavada fica o centro de comando do exército com 70 oficiais de alta patente. As trincheiras eram cobertas por ripas de madeira e depois soterradas.


Os Guerreiros originalmente eram coloridos, pintados em cores vivas. Quando foram encontrados, o contato com a luz fez as cores desaparecer. Hoje, uma parte do exército ainda está soterrada, pois a China, em parceria com a Alemanha está desenvolvendo fixadores, que possam ser injetados no subsolo e garantam a permanência das cores, mesmo após a escavação.

Muitos Guerreiros empunhavam armas de madeira, espadas, arcos, flechas e lanças que o tempo destruiu. A posição ajoelhada dos arqueiros é um dos destaques do exército.

Todos os 8 mil guerreiros são figuras únicas, com feições diferentes umas das outras. Os detalhes estão nas roupas, armaduras, calçados, cintos e penteados trabalhados.

O túmulo de Qin Shi Huangdi fica numa grande colina (uma pirâmide de terra) a cerca de 1,5 quilômetros das trincheiras onde estão os Guerreiros. Acredita-se que a colina é o local do túmulo do Imperador, mas ainda não foi escavado, pois existe o temor de que as chuvas possam afetar a sua estrutura.

Para fazer o seu mausoléu, Qin Shi Huangdi recrutou cerca de 700 mil homens, que trabalharam durante 36 anos. Fontes históricas afirmam que no local existem também 48 túmulos de concubinas que foram enterradas vivas para servir ao Imperador. Operários também foram enterrados vivos para evitar que se descobrissem as entradas, a localização e o projeto do túmulo.

Outro tesouro do Exército de Terracota são as carruagens de bronze que foram desenterradas e remontadas. Possuem metade do tamanho natural. Uma delas tem mais de 3.600 peças.

Na saída do Museu tivemos uma surpresa especial, pois Yang Zhifa, o camponês que descobriu acidentalmente os Guerreiros de Xian estava na livraria do Museu autografando um livro de fotos.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (8)
joaquimnery
16 jan 2017Olá Sandra,
Tenho certeza que você irá amar.
Sandra Regina de Souza
15 jan 2017Ótima apresentação, bem objetiva. Em Fevereiro/2017 estarei lá, espero que o frio não prejudique o passeio.
joaquimnery
07 ago 2016Olá Pedro,
Os preços variam de 120 a 150 yuans, algo entre R$80 e R$100,00
Pedro Yamin
05 ago 2016Olá, gostaria de saber qual o custo de entrada para fazer essa visita. Obrigado!
Cristina Leonhardt
17 mar 2016Olá!
Que lindas as suas fotos!
Também estivemos por aí no ano passado – vocês chegaram a conhecer o memorial do Imperador Hang Yang Ling?
É muito bacana também, e complementa a visita aos guerreiros de Terracota, porque explica bem mais os objetos expostos!
Achamos uma boa pedida para quem vai a Xi’an: visitar ambos e poder comparar. Dá uma olhada no nosso relato aqui: http://cuorecurioso.com/os-guerreiros-de-terracota-e-o-outro-mausoleu-que-ninguem-conhece-mas-deveria/
nubia
08 set 2015mais o menos nao muito bom
nubia
16 jun 2015bom o conteudo,mas agrescentem maiscoisas
Anônimo
20 nov 2014Espetacular a apresentação de voces, pois quem não foi lá nao consegue imaginar…