Um Pouquinho de Cada Lugar – O Livro – Pgs de 180 a 201
- 986 Views
- joaquimnery
- 23 de janeiro de 2016
- China Singapura
O TEMPLO DE OURO EM KUNMING
Kunming é a capital da província de Yunam, nas encostas do Planalto Tibetano, na região centro sul da China central. A região possui uma enorme influência das minorias étnicas chinesas. A cidade possui muitos parques. É comum observarmos grupos praticando Tai Xi Xuan, Kung Fu e outras danças/exercícios ao ar livre, muito comum entre os chineses, sobretudo entre os mais idosos.
O Templo de Ouro fica no Parque Jin Dian, situado no topo da montanha nos arredores de Kunmig. O local possui vários templos Taoístas. A queima do incenso possibilita belas fotos.
Leia mais em: http://umpouquinhodecadalugar.com/2011/05/09/a-floresta-de-pedra-nos-arredores-de-kunming/

A FLORESTA DE PEDRAS DE KUNMING
Nos arredores de Kunming, na Provícia de Yunam, no centro sul da China, fica a Floresta de Pedra, a maior atração da região. Uma incrível formação rochosa que se tornou Patrimônio da Humanidade e é considerada uma das Maravilhas da Natureza. As rochas calcárias da Floresta de Pedra (Shi Lin) foram trabalhadas pelo elementos das intempéries e se tornaram uma formação única no mundo. Na região da Floresta de Pedras existe uma das minorias étnicas da China, os Sami, um subgrupo da minoria Yi, que se vestem com roupas bem coloridas e cuidam do parque.
Leia mais em: http://umpouquinhodecadalugar.com/2011/05/09/a-floresta-de-pedra-nos-arredores-de-kunming/

SHANGRI-LÁ, A ENTRADA PARA O TIBETE
Nas encostas do Tibete fica Shangri-lá. A capital da região tibetana de Diqing, localizada a 3.300m de altitude, nas encostas do platô tibetano.
O mosteiro tibetano Songzalin Si é uma das principais atrações de Shangri-lá. É o maior da província de Yunam e um dos maiores do Tibete. Foi construído pelo V Dalai Lama há 400 anos e destruído na época da Revolução Cultural por Mao Tsé Tung, que perseguiu as religiões e proibiu os cultos. Voltou a ser reaberto em 1981. Hoje abriga cerca de 300 monges, mas já possuiu até 700.
A sua construção lembra muito o mosteiro de Lhasa, a capital do Tibete. Do alto do mosteiro temos belas vistas da cidade.
Leia mais em: http://umpouquinhodecadalugar.com/2011/05/13/shangri-la-a-entrada-do-tibete/

MINORIAS ÉTNICAS NA CHINA
Na China, existem 56 grupos étnicos diferentes, sendo que os Han correspondem a 91% da população. Os 55 grupos étnicos restantes são minorias, algumas delas, com uma população pequena, de apenas alguns milhares de cidadãos. A Província de Yunam, na região centro-sul do país, nas encostas do planalto do Tibete, concentra muitas dessas minorias étnicas, que formam um mosaico cultural espetacular. As fotos dessas páginas mostram belas mulheres chinesas de etnias diferentes.
Leia mais em: http://umpouquinhodecadalugar.com/2011/05/20/a-feira-de-shaxi-e-o-povo-bai/

O PATO LAQUEADO
Pato Laqueado é o prato mais típico de Pequim e o preferido dos nobres chineses há mais de 700 anos. Normalmente, o Pato Laqueado é preparado num fogão à lenha que pode utilizar madeira de árvores frutíferas, como tâmara ou pêssego. Os patos ficam em contato direto com o fogo até ficarem prontos, quando adquirem uma coloração dourada.
Leia mais em: http://umpouquinhodecadalugar.com/2013/12/11/o-mercado-de-comidas-exoticas-de-pequim/

A FEIRA DE SHAXI E O POVO BAI
Shaxi é uma pequena cidade na região centro-sul da China. Foi um antigo ponto de trocas da Rota da Seda do sul, que conectava Tibete e China com o sudeste da Ásia e a Europa. Em Shaxi os povos das montanhas descem para a vila com o objetivo de vender e trocar os seus produtos. Vende-se de tudo: ervas medicinais, comidas, ferramentas, roupas, etc. É uma área habitada pela minoria Bai.
Leia mais em: http://umpouquinhodecadalugar.com/2011/05/20/a-feira-de-shaxi-e-o-povo-bai/

PEQUIM, TRADIÇÃOE MODERNIDADE
A capital da China é gigante, uma das maiores cidades do mundo com mais de 14 milhões de habitantes. A grandiosidade das avenidas, largas, bem iluminadas e com centenas de construções modernas e vultosas, mostra a pujança da economia chinesa. Possui um dos trânsitos mais complicados do mundo. Grandes engarrafamentos e grandes distâncias dificultam a circulação por Pequim. O rápido crescimento econômico da China provoca, hoje, uma explosão de consumo, e a quantidade de automóveis que circula pela cidade já se tornou insuportável, além de aumentar os índices de poluição. O céu é cinza.
Em Pequim, o moderno e o tradicional convivem lado a lado. O Parque Olímpico de Pequim é um dos lugares onde esse contraste mais aparece. A esplanada que leva ao Parque Olímpico é uma festa, e milhares de pessoas se divertem por ali. Estas fotos foram de lá.
Leia mais em: http://umpouquinhodecadalugar.com/2013/11/23/as-primeiras-impressoes-de-pequim-2/

O MERCADO DAS COMIDAS EXÓTICAS DE PEQUIM
A Rua do Mercado Noturno (Mercado de Comidas Exóticas) é um dos lugares mais curiosos de Pequim. O Mercado é fantástico, reúne uma multidão, todos os dias. As pessoas vão para o Mercado degustar a infinidade de guloseimas e comidas exóticas que são oferecidas. Os chineses aprenderam a comer qualquer tipo de proteína. Na Feira de Comidas Exóticas se prepare para degustar, ou para pelo menos fotografar as pessoas comendo: escorpião negro, escorpião vivo, pombos, filhotes de passarinhos, cigarra, lagarto, cobra, grilo, cavalo-marinho, estrela-do-mar, filhotes de peixes, frutas, etc.
Leia mais em: http://umpouquinhodecadalugar.com/2013/12/11/o-mercado-de-comidas-exoticas-de-pequim/

O EXÉRCITO DE TERRACOTA DE XIAN
O Exército de Terracota é formado por cerca de 8 mil soldados, arqueiros e cavalos feitos de argila amarela, em tamanho natural, para guardar o túmulo do Imperador Qin Shi Huangdi, que unificou a China há mais de 2.200 anos. O exército deveria proteger o Imperador após a sua morte. Na trincheira 1 fica a infantaria, é a mais impressionante de todas. Nela, ficam cerca de 6 mil guerreiros em formação de batalha. Na tricheira 2, que ainda está em escavação, aparecem a cavalaria e os soldados. Na 3, que ainda não foi escavada, fica o centro de comando do exército com 70 oficiais de alta patente. As trincheiras, cobertas por ripas de madeira, são depois soterradas. Todos os 8 mil guerreiros são figuras únicas, com feições diferentes umas das outras. Os detalhes estão nas roupas, armaduras, calçados, cintos e penteados trabalhados.
Leia mais em: http://umpouquinhodecadalugar.com/2013/12/16/os-guerreiros-de-terracota/

MARINA BAY SANDS, O SÍMBOLO MAIOR DE SINGAPURA
Dentre os prédios imponentes e de arquitetura moderna de Singapura, o mais impressionante é o Marina Bay Sands. São três torres de 57 andares cada uma, onde funcionam hotéis, escritórios e Shopping Center, além do principal cassino da cidade. No alto das torres, uma plataforma curva, em forma de barco complementa o detalhe arquitetônico. Nessa plataforma, funcionam serviços: restaurantes, bares, discotecas, e uma piscina maravilhosa, com borda infinita e um espetacular mirante para a cidade.
A Marina Bay é uma baía abrigada próxima ao porto de Singapura, onde existem dezenas de construções modernas, com arquitetura imponente, teatros, casas de ópera e museus. O prédio do Museu de Singapura, em forma de flor de lótus, tem uma arquitetura espetacular.
Leia mais em: http://umpouquinhodecadalugar.com/2013/10/28/marina-bay-sands-o-simbolo-maior-de-singapura/

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.