A CASCATA DO AVENCAL E A CIDADE DE SÃO JOAQUIM, EM SANTA CATARINA
- 4148 Views
- joaquimnery
- 19 de janeiro de 2019
- Brasil Santa Catarina
28 de julho de 2018
Estávamos em Uribici, em Santa Catarina e o nosso destino principal do dia era a cidade de São Joaquim. Antes de pegar a estrada, a SC-110, que liga as duas cidades, passamos na bela Igreja Matriz de Urubici para fazer algumas fotos. A igreja foi inaugurada em 1973 e é uma das maiores do estado de Santa Catarina. Possui alguns traços de arquitetura gótica.

A SC-110 é uma estrada linda, no alto da serra, possui alguns trechos sinuosos e liga as duas cidades por uma distância de 61 km. Fizemos uma parada numa das principais atrações dos arredores de Urubici, o Parque da Cascata do Avencal, que fica a 10 km de Urubici, pela mesma estrada.

A Cascata do Avencal é uma queda d’água com mais de 100 metros de altura. Para visitá-la, entramos numa propriedade particular que explora a atração. A cascata pode ser vista de duas “fazendas” diferentes, uma de cada lado da atração.

No Parque Cascata do Avencal existem dois mirantes de onde se pode observar a queda d’água. Existe também uma tirolesa e várias outras atrações que animam os visitantes.

Seguimos adiante para a Cidade de São Joaquim. A estrada é cheia de florestas de araucária. No passado, as araucárias dominavam toda a paisagem, porém a madeira excelente para a construção civil e para a indústria moveleira incentivaram os imigrantes a derrubar a floresta. Hoje, ameaçada de extinção, as araucárias sobrevivem arduamente.

A Araucária, ou Pinheiro do Paraná, pode chegar a 50m de altura e o seu tronco pode ter um diâmetro de até 2,5m. Existem araucárias macho e fêmea e a sua reprodução é complexa o que dificulta o reflorestamento na região com árvores nativas. A sua reprodução é ajudada por animais nativos, como os esquilos e a gralha azul, uma ave típica do sul do Brasil, que enterra os pinhões permitindo que a árvore se desenvolva.

São Joaquim possui a fama de ser a cidade mais fria do Brasil, está a 1.360 metros de altitude, possui uma população de aproximadamente 25 mil habitantes. Durante o inverno, é comum a ocorrência de geadas e neve, nos arredores.

Quando chegamos na cidade, descobrimos por uma rádio local, que estava acontecendo uma cavalgada. A Cavalgada da Nevasca é um evento marcante para São Joaquim e reúne milhares de cavaleiros e amazonas. A de 2018 foi a 11ª edição do evento e fomos presenteados pela coincidência.

São Joaquim, com o seu clima temperado de altitude, é famosa também pela presença das vinícolas e foi por isso que fomos até lá. Planejamos conhecer a Vinícola Villa Francioni, a maior da região.

A Vila Francioni foi também a primeira vinícola implantada na região de São Joaquim. O projeto arquitetônico das instalações, toma partido do terreno inclinado e uma boa parte do processo de produção, se beneficia desse desnível do terreno.

Fizemos um tour guiado, com degustação de alguns dos principais vinhos da vinícola. O mais conhecido é o Joaquim, o primeiro que foi produzido e até hoje um dos mais conhecidos de Santa Catarina.

O “carro chefe” da Villa Francioni é o Dilor, que leva o nome do fundador da vinícola. No final do tour, somos convidados para uma degustação e a passar na loja para levar alguns vinhos para casa. Claro que fizemos isso.

Depois do tour e degustação, voltamos para o hotel e à noite fomos jantar no bom Restaurante Sêmola, cujo “chef” é um italiano, que possui um restaurante no verão do Morro de São Paulo, na Bahia, o Restaurante Basílico e no inverno em Urubici.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.