A cidade de Tiradentes
- 1040 Views
- joaquimnery
- 23 de outubro de 2021
- Brasil Minas Gerais Super Destaque
13 de agosto de 2021
Um City Tour por Tiradentes
Tiradentes foi a última cidade dessa nossa viagem pelos sítios históricos de Minas Gerais. Saímos pela manhã para um tour, pelo centro da cidade. Encontramos com o guia em frente à agência de viagens, no meio da rua e seguimos a pé. Tiradentes é muito pequena e tem muito menos pontos de visitação que a vizinha Ouro Preto. É para ser contemplada devagar. O tour é feito em uma manhã.

Fica na região central de Minas Gerais, a 210 km de Belo Horizonte, aos pés da Serra de São José. O casario colonial é bastante preservado. O barato é caminhar pelas suas ruas estreitas e de calçamento irregular. É como se estivéssemos de volta no tempo. Os grandes casarões e as igrejas do século XVIII formam o cenário.

O passeio turístico serve para conhecer um pouco mais sobre a cultura colonial de Minas. Não existem muitos pontos de parada e/ou visitação. É seguir atrás do guia ouvindo as histórias sobre Minas e sobre o Brasil e curtir o casario colonial ao redor.

Começamos o passeio pelo Largo das Forras, a praça principal do centro histórico. A partir daí seguimos pelas ruas laterais até chegar à Igreja da Matriz de Santo Antônio, a principal da cidade e uma das obras-primas do barroco mineiro, cuja fachada é um projeto do arquiteto e escultor Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, a escultura da fachada é de sua autoria.


Situada no alto de uma das principais ladeiras da cidade, ela acaba se incorporando à paisagem e é um dos pontos mais fotografados de Tiradentes. Os relógios das torres e o relógio de sol em pedra-sabão, são alguns dos destaques da fachada. No interior da matriz, a exuberância do barroco mineiro na decoração folheada a ouro.

Um dos destaques da decoração do interior da igreja é o belo órgão do século XVIII trazido de Portugal.

Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes
A cidade homenageia o alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, que nasceu na Fazenda Pombal, entre a atual cidade de Tiradentes e São João Del Rei e foi um dos líderes da Inconfidência Mineira, principal movimento de oposição à Coroa Portuguesa durante o período colonial. Hoje, Tiradentes é um dos pontos turísticos mais visitados de Minas Gerais.

O movimento da Inconfidência Mineira, que tinha como objetivo a Independência do Brasil e a criação de uma república brasileira, surgiu como consequência da insatisfação relacionada com a cobrança de impostos pela Coroa Portuguesa. Possuía vários líderes. Cláudio Manoel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga e Inácio José de Alvarenga Peixoto foram alguns dos companheiros de Joaquim José da Silva Xavier. Quando a trama foi descoberta, Tiradentes foi o escolhido pela Coroa Portuguesa, como símbolo para a repressão ao movimento. Foi preso, julgado e enforcado publicamente. O seu corpo foi esquartejado e as partes separadas foram transportadas até Vila Rica (Ouro Preto), onde a sua cabeça ficou exposta em praça pública.

Tiradentes somente foi elevado à condição de herói nacional a partir da Proclamação da República em 1889, quando passou a ser considerado um mártir e símbolo para a nova república brasileira.

Charretes e Maria-Fumaça
A cidade de Tiradentes possui hoje, cerca de 7 mil habitantes. Um dos seus destaques é o grande parque gastronômico, com vários restaurantes requintados, de excelência e fama nacional. No mês de agosto, sedia de um Festival Internacional de Gastronomia. A cidade também reuniu muitos artesãos e artistas plásticos que montaram ali os seus ateliês. O resultado disso é a grande quantidade de lojas com objetos de decoração.

Outra atração de Tiradentes é o passeio de charrete, que ajuda os turistas no sobe e desce das ladeiras.

Depois de visitar a Igreja da Matriz, seguimos para o Chafariz São José, um dos patrimônios históricos da cidade. A antiga Vila de São José foi centro de mineração durante o período do Ciclo do Ouro, somente se transformou em Município de Tiradentes a partir de 1889.

A Maria Fumaça é uma alternativa complementar para quem visita a cidade. Ela faz a ligação de 12 km entre Tiradentes e São João Del Rei. Foi inaugurada em 1881 e é a mais antiga Maria Fumaça em operação no Brasil. É uma viagem prazerosa e de contemplação.

Leia também:
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.