A Praia de Itacarezinho e a Cachoeira do Tijuípe
- 2758 Views
- joaquimnery
- 24 de outubro de 2020
- Bahia Brasil Super Destaque
13 de outubro de 2020
A Praia de Itacarezinho
No segundo dia da viagem que fizemos para Itacaré, seguimos a sugestão da agência e fomos para a Praia de Itacarezinho, uma das mais procuradas dos entornos da cidade. O acesso à praia fica 15 km a sul de Itacaré, na estrada que leva a Ilhéus. É necessário deixar o carro ao lado da pista e seguir uma trilha que leva até à praia.

A maioria das praias de Itacaré têm um perfil parecido com esse, ficam próximas a morros cobertos pela Mata Atlântica e os acessos acontecem através de trilhas pela mata. A trilha que leva a Itacarezinho é calçada, mas a ladeira é íngreme. Lá do alto já é possível contemplar a paisagem magnífica. A parada para fotos nos mirantes é “obrigatória”.

Em tempos normais, existe uma infraestrutura de apoio na Praia de Itacarezinho, com restaurantes e bares que fazem sucesso com os visitantes. Nesses tempos de coronavírus, porém, os restaurantes estavam fechados e não conseguimos nenhum tipo de serviço, o que ficou ruim para um grupo grande e com crianças.

Apesar do diminutivo, a Praia de Itacarezinho possui 3,5 km de extensão e um vasto coqueiral. É uma praia rasa, com ondas fortes e água fria, para o padrão baiano. Crianças e adolescentes se divertem, mas não é possível relaxar. Como todas as praias de Itacaré, é muito boa para a prática do surf.

Na parte norte da praia, existe uma pequena “bica” de água doce, que ajuda a tirar o sal antes de retomar a subida.

A Cachoeira do Tijuípe
Quando saímos da Praia de Itacarezinho, seguimos para a Cachoeira do Tijuípe, outra atração dos entornos de Itacaré. A acesso à cachoeira é pago e se dá por uma pequena trilha por dentro de uma reserva de Mata Atlântica, com 10 minutos de caminhada. Ao lado da cachoeira existe uma pequena infraestrutura com bar e restaurante.

A presença de rios e cachoeiras é uma das características marcantes de Itacaré. O relevo de morros e a presença da Mata Atlântica facilita essa característica. A Cachoeira do Tijuípe é a mais famosa da região. Possui acesso fácil e possibilita um banho excelente e divertido. A fazenda que explora a Cachoeira colocou algumas cordas de apoio, que dá mais segurança para o banho.

Depois de um excelente banho de cachoeira, voltamos para o hotel. À noite fomos até a cidade de Itacaré para circular pelas ruas e escolhemos um bom restaurante para jantar. A cidade que ficou escondida por muitos anos, protegida por uma grande faixa de Mata Atlântica, há alguns anos era conhecida apenas por surfistas e amantes de praias desertas. Com a abertura da estrada que liga Itacaré a Ilhéus, o destino é hoje uma cidade animada e com uma boa infraestrutura para o turismo.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.