As Praias de Jeribucaçu, Arruda e São José, em Itacaré
- 1854 Views
- joaquimnery
- 15 de novembro de 2020
- Bahia Brasil Super Destaque
A Praia de Jeribucaçu
14 de outubro de 2020
No terceiro dia da viagem que fizemos para Itacaré e Arraial D’Ajuda, seguimos para a praia de Jeribucaçu. Saímos do Itacaré Eco Resort, numa Van, e seguimos pela BA 001, no sentido de Ilhéus. São 4 km pela rodovia até o local de acesso à praia, a sul de Itacaré.

A partir daí pegamos uma trilha íngreme, por dentro de um trecho de Mata Atlântica, até a praia. O terreno é bastante enladeirado, mas o visual que aparece pela frente, vale muito a pena.

A Praia de Jeribucaçu fica na foz de um pequeno rio da região, o Rio Jeribucaçu. Existem algumas barracas de apoio, bastante simples e espremidas num canto da areia. Quando chegamos a maré estava vazia, mas já começava a encher. Esse é um detalhe importante pois a praia fica extensa quando a maré vaza, porém, quando enche, desaparece toda a faixa de areia e a foz do rio ocupa toda a área disponível para os banhistas.

O banho de mar fica restrito a uma parte da praia, pois o refluxo da maré torna a outra parte, muito perigosa. O bom mesmo é tomar o banho na foz do rio, no encontro das águas do rio com o mar.

As praias de Itacaré, de uma maneira geral, são excelentes para a prática do surf, e Jeribucaçu é uma das melhores. Os surfistas descem a trilha para aproveitar a força e a perfeição das ondas.

Pelo fato de possuir uma grande área de preservação ambiental coberta de morros e Mata Atlântica, as praias isoladas e de acesso mais difícil ainda se preservam um pouco desertas e com uma beleza exclusiva.

A Praia do Arruda
Ao lado de Jeribucaçu fica a pequena Praia do Arruda, um pedaço de praia pouco explorado, cercado por recifes e rochedos. Poucos banhistas vão até aí, mas muitos, a contemplam do alto dos barrancos nos arredores de Jeribucaçu.

Como é comum na Praia do Arruda, existiam vários surfistas aproveitando as ondas quase perfeitas da região de Itacaré.

Passamos muito tempo tomando banho em Jeribucaçu, próximo à foz do rio, até que a maré começou a encher e nos expulsou da barraca que tínhamos escolhido. Improvisamos uma grande mesa no alto do barranco e foi ali que almoçamos. Um belo peixe frito preparado na barraca da praia, que a essa altura, já estava debaixo d’água.

Depois do almoço, subimos a trilha até a estrada onde nos encontramos com a van, que nos levou de volta para o hotel.

A Praia de São José
Assim que chegamos ao Itacaré Eco Resort, seguimos até a Praia de São José, ao lado do hotel, espremida entre dois grandes rochedos laterais. Uma praia, absolutamente exclusiva, com uma beleza plástica rústica e aparentemente ainda intocada.

Na Praia de São José existe um Beach Club com uma bela piscina e toda uma infraestrutura de apoio, que pode ser frequentado por quem está na praia e deseja consumir alguma bebida ou aproveitar os petiscos do lugar.

À noite voltamos a Itacaré para degustar uma pizza de despedida. Itacaré é hoje um destino turístico importante do litoral da Bahia. Possui um centrinho movimentado, com muitos bares, restaurantes e lojinhas de apoio. Deixou de ser um local frequentado apenas por surfistas, pescadores e moradores locais e se tornou um “point” importante de visitação na costa da Bahia.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.