A Lagoa de Mundaú, em Maceió
- 2123 Views
- joaquimnery
- 26 de janeiro de 2017
- Alagoas Brasil Destaques
29/12
A Praia de Pajuçara
Estávamos em Maceió e nos reunimos com um grupo de amigos que chegaram de Salvador para passar o Réveillon com Bell Marques. Fizemos uma programação conjunta. Antes de sair para um passeio de lancha, decidi tirar umas fotos na Praia de Pajuçara, que fica em frente ao nosso hotel, o Best Western Premier.

Jangadas da Pajuçara
A Pajuçara é uma das mais importantes praias de Maceió. É de lá que saem as jangadas para as piscinas naturais. Um passeio imperdível. Quando a maré está baixa, podemos tomar banho com água na cintura. O mar é uma delícia, a água cristalina, cheia de peixes de corais e o local fica bastante animado.

A marina da Lagoa de Mundaú
Depois das fotos, seguimos até a marina da Lagoa de Mundaú para pegar uma lancha e fazer o passeio por entre os encantos da lagoa. A lagoa que possui uma área de aproximadamente 25 quilômetros quadrados, na realidade é uma laguna, pois possui contato com o mar através de muitos canais que acabam intercalando a formação de ilhas na beira mar.

A Lagoa de Mundaú
Esse tipo de formação acontece próximo à foz de rios com grande quantidade de sedimentos. Os sedimentos depositados pelo Rio Mundaú, formaram as ilhas, ao longo do tempo geológico e as ilhas formaram a laguna.

Ao redor das ilhas, um grande manguezal acompanha toda a borda da laguna e faz a festa dos pescadores, pois a biodiversidade é imensa e as possibilidades de peixes, moluscos, crustáceos, etc., são muito grandes.

O Pontal da Barra
Ao todo, são nove ilhas que “fecham” a saída da laguna. A região é uma das grandes atrações turísticas de Maceió. Nas margens próximas à marina, aparece o bairro de Pontal da Barra, onde moram os pescadores e as famosas rendeiras de Maceió.

A Praia do Saco
Seguimos bordejando a Lagoa de Mundaú, passamos por um dos canais de ligação com o mar e fomos até a Praia do Saco. Quando a maré está baixa é uma praia calma, pois está cercada de recifes, uma das características dessas praias no litoral a sul de Maceió.

A Prainha
Ficamos ali na Praia do Saco, tomando um banho de água morna, por mais de duas horas. Depois seguimos para um outro canal de ligação entre a laguna e o mar, onde aparece mais uma das praias desejadas por aqueles que passeiam pela Lagoa de Mundaú, a Prainha, com barracas que atende ao cliente até dentro d’água.

Passamos a tarde tomando banho de mar e provando as delícias da Prainha. Depois voltamos para Maceió, a tempo de descansar um pouco antes de sair para jantar no bom restaurante Alagoas by Anchaco, localizado no tradicional e reformado Hotel Jatiúca, o mais famoso de Maceió. Um ícone da cidade.

Leia mais:
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.