Lençóis, a “Vila Rica” da Bahia
- 1561 Views
- joaquimnery
- 9 de julho de 2012
- 2
- Bahia Brasil Destaques
No terceiro dia na Chapada Diamantina, acordamos ainda, sentindo no corpo a pressão da trilha feita no dia anterior para a Cachoeira da Fumaça. Decidimos fazer um passeio mais curto. Seguimos em direção ao Ribeirão do Meio.

A trilha que leva ao Ribeirão do Meio é mais leve. Segue por uma área plana e possui aproximadamente 3km. Uma hora de caminhada até o Ribeirão. No caminho existem estruturas de taipa, feitas por nativos de Lençóis que servem de apoio para os passantes. Aí eles vendem frutas, refrigerantes, água, cerveja, água de côco, etc.

O Ribeirão do Meio é uma formação rochosa no Rio Ribeirão, onde a água poliu os seixos rochosos e criou um tobogã natural. Uma delícia. O tobogã cai numa grande piscina de água gelada e revigorante.

Leve um short ou bermuda, pois os encantos do tobogã natural podem fazer com que você rasgue a sunga ou biquine, mas vale a pena.

A piscina do Ribeirão do Meio é excelente para nadar. Como fica perto de Lençóis, a população da cidade usa o rio como uma área de lazer e isso atrai vendedores ambulantes, o que estraga um pouco o clima paradisíaco do Ribeirão.

Na volta do Ribeirão do Meio, fomos almoçar no excelente restaurante Cozinha Aberta. Na porta do restaurante estava escrito: “slow food”. Um alerta desses na Bahia fez com que pensássemos em desistir, mas felizmente ficamos, pois o restaurante é muito bom e até que não foi tão “slow” assim.

Saímos do restaurante e circulamos pela cidade de Lençóis, aproveitando a decoração de São João, que possibilitou boas fotos.
A cidade de Lençóis foi um dos centros de mineração da Chapada Diamantina no século XIX. O casario da cidade é bastante preservado e tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Hoje Lençóis é o principal destino turístico da Chapada Diamantina, região que possui inúmeras atrações ligadas ao ecoturismo. Trilhas, cachoeiras, rios e uma geografia privilegiada, com paisagens espetaculares.
À noite foi a vez de aproveitarmos o São João. Fogueiras e fogos por todos os cantos.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (2)
Erasmo
25 jul 2016Bem interessante.
Anônimo
24 abr 2014Estive em Lençóis dia 17/04/14 e fiquei encantada com tudo que vi, mas precisei de muito fôlego!