Serrano, a “praia” de Lençóis
No quarto dia em Lençóis saímos para uma trilha nas proximidades da cidade. Era o nosso último dia e decidimos fazer um passeio mais leve. cruzamos a cidade e seguimos na direção do Serrano.

O Serrano fica nos limites da cidade. É uma grande corredeira sobre seixos rolados de rochas calcareas.

A água consolidou e poliu os seixos, criando formas interessantes. A rocha fica lisa, parecendo um mosaico colorido.

No Serrano existem os caldeirões. São buracos cavados na rocha mole, onde pode-se tomar um bom banho de água fria. A proximidade do Serrano de Lençóis, transforma essa área numa verdadeira “praia” para a cidade. É comum vermos pessoas deitadas nas toalhas, tomando sol, lendo livros, etc.

Atravessamos o Serrano e chegamos aos Salões de Areia. Uma série de cavernas e rochas sedimentares caídas, com cores variadas, de onde os artesãos locais retiram areia de cores diversas para fazerem as garrafas artesanais com desenhos de areia.

Seguimos a trilha após os Salões de Areia até a cachoeirinha, uma pequena queda d’água que existe no caminho. Segundo as informações do nosso guia (Paulo Renato), no passado ela já foi maior, porém obras de captação de água para o Hotel Portal de Lençóis diminuíram bastante o volume de água da Cachoeirinha.

Seguimos adiante e a partir daí a trilha vai ficando mais íngreme, até a Cachoeira da Primavera, onde paramos para um banho de água gelada.

Voltamos por um caminho alternativo que leva ao Mirante de Lençóis, uma área privilegiada de onde se tem a melhor vista da cidade por inteiro.

Voltamos a Lençóis e à tarde fomos fazer umas fotos na cidade, que apresenta ruas estreitas e um casario colonial da época áurea do garimpo, tombado pela UNESCO.

No dia seguinte voltamos para Salvador com uma ponta de saudade e prometendo voltar logo para conhecer as outras opções da Chapada Diamantina. Vale a pena uma viagem.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comment (1)
celso lima
31 mar 2017Gostei do seu blog.