De bike na Estrada do Garimpo
- 1048 Views
- joaquimnery
- 4 de julho de 2011
- América Bahia Brasil Destaques
No terceiro dia em Lençóis conseguimos agendar uma trilha de bike na antiga Estrada do garimpo. Tínhamos levado as bicicletas com esse objetivo. Conseguimos um bom guia, especialista em trilhas de bicicletas (Roney da Chapada) e seguimos em frente.

Saímos do hotel, atravessamos parte da cidade de Lençóis e entramos na antiga Estrada do Garimpo. A saída da cidade é o trecho mais difícil, pois possui uma ladeira mais íngreme e de pedras assimétricas.

A estrada está parcialmente abandonada e hoje é utilizada para trilhas de off road, bike, quadriciclos e cavalgada, seguindo até o Cachoeira do Roncador. O trecho completo seria 36km de ida e volta. Ficaria muito puxado para nós. Optamos por um roteiro reduzido de 18km (ida e volta).

Lençóis e o garimpo sempre estiveram ligados e essa trilha passa por uma das áreas mais garimpadas na região. O garimpo em Lençóis teve o seu auge após o ciclo do ouro de Minas Gerais. A época áurea da Chapada se deu na segunda metade do século XIX.

Na segunda metade do século XX a lavra passou a ser mecanizada e os danos ambientais se tornaram ainda maiores. Hoje a lavra mecânica está proibida na região e o garimpo foi bastante reduzido.
No meio da trilha paramos no Ribeirão de Baixo, num grande caldeirão natural com água gelada, para um banho. Apesar da água muito fria, o banho é maravilhoso e reenergizante. Fundamental para continuarmos a trilha e voltarmos a Lençóis.

À noite fomos para a Praça onde havia a comemoração do São João. Quadrilhas juninas representando cada “bairro”da cidade, competiam entre si.

O pau-de-sebo era uma atração à parte. No alto de um pau com aproximadamente 10m de altura e totalmente melado de sebo foi colocado um prêmio de R$ 500,00 e reunia uma turma na tentativa de ganhar o prêmio.

O pau-de-sebo é um exercício de trabalho coletivo. Na base ficam os mais fortes que carregam nos ombros os amigos de menor peso e formam uma pirâmide. É a única maneira de se chegar à vitória e ao prêmio. Tudo enche a noite com muita alegria.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.