Boipeba, Moreré e Cairu, lugares encantados da Bahia
- 5700 Views
- joaquimnery
- 24 de março de 2014
- 19
- Bahia Brasil Destaques
A Ilha de Boipeba fica ao lado da de Tinharé, onde está o Morro de São Paulo. Uma está separada da outra por um canal de rio. Em Boipeba está a Praia de Moreré, uma das joias do litoral brasileiro.

Moreré é uma enseada de águas mornas e calmas, cercada de recifes que formam um incrível conjunto de piscinas naturais proporcionando um banho de mar excepcional e relaxante, onde se pode praticar “snorkel” e mergulho com garrafa.

Na praia algumas poucas barracas servem a melhor lagosta e o melhor camarão gigante da região. A lagosta é famosa e fresca. Nos dias mais concorridos, é bom chegar cedo pois o manjar pode acabar, afinal de contas todos os passeios para a Ilha de Boipeba passam em Moreré e desejam a famosa lagosta.


Saindo de Moreré chegamos de barco ao vilarejo de Boipeba, que fica perto da barra do Rio do Inferno (a saída do estuário do Rio Una, onde ficam as três ilhas – Tinharé, Boipeba e Cairu). Só se entra na barra com barcos de calado pequeno, pois os bancos de areia são muitos, e rasos.

A vila de Boipeba é bem pequena, um povoado de pescadores mas que tem algumas infraestrutura, com pousadas e restaurantes.

A partir de Boipeba entramos no Rio do Inferno e seguimos os canais traiçoeiros, cheios de bancos de areia rasos, até a Ilha de Cairu. No encontro das três ilhas (Tinharé, Boipeba e Cairu) existe um barco de cimento permanentemente ancorado que cria e serve ostras frescas e outros petiscos.


O lugar é realmente inusitado. Um serviço simpático, amável e cordial. Siris, caranguejos, peixes e ostras estão vivos a espera dos clientes, É só escolher que eles preparam na hora. Impossível não lembrar disso para o resto da vida.



Depois do banquete seguimos adiante pois o destino era Cairu, uma pequena cidade sede de um dos poucos municípios arquipélagos brasileiros. O município de Cairu possui 26 ilhas, cujas mais importantes são Tinharé, Boipeba e Cairu. Ficam no estuário de Rio Una, que se desdobra em vários braços, dentre eles o Rio do Inferno.

A sede do município tem uma importância histórica. Foi fundada em 1610, é um dos municípios mais antigos do Brasil e sempre foi considerada uma área bastante protegida, pela dificuldade de acesso por mar.

As principais heranças históricas são as duas igrejas da Cidade Alta: A Igreja do Rosário e o Convento de Cairu, com uma imponente fachada barroca, de onde se tem uma belíssima vista dos braços de mar que separam a Ilha de Tinharé da de Boipeba.

O Convento Franciscano de Santo Antônio possui também imagens de santos espetaculares e azulejos portugueses ainda muito bem preservados.


Saímos de Cairu e continuamos a dar a volta na Ilha de Tinharé até chegar à Gamboa do Morro, a baía abrigada, já na base do Morro de São Paulo, onde a maior parte dos barcos ficam ancorados.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (19)
joaquimnery
19 jul 2017OLÁ HOSANA,
De Cairú para Boipeba você vai precisar pegar uma lancha. Acho que site pode te ajudar.
http://www.boipebatur.com.br/ilha-de-boipeba/como-chegar/como-chegar-de-outras-localidades
Um abraço,
Joaquim Nery
HOSANA
18 jul 2017Gostaria de saber por gentileza, se alguém pode me informar como chegar de Cairu até Boipeba.
Eduardo filho de cairu
15 set 2015Tô pra ver um lugar tão bonito assim ,,meu sonho mesmo morando longe daí é viver junto desde povo ,nunca vou esquecer essa terra, saudade muita desse povo humilde e muito hospitaleiro
edsoncairu@hotmailn.com
18 jul 2015Infelismente cairu em geral muito bonito mais os adismitradores não merecer adiministra.
Florisval
17 jun 2015Quinho:
A restauração da igreja e do convento foi feita pelo (também)jaguaquarense, José Dirson Argolo!
ADAUTO GOMES PINTO
17 jun 2015NÃO AS CONHEÇO, MAS, SO TIVE INFORMAÇÕES DE QUE SE TRATA DE BELOS LUGARES PARA DESCANÇO E APROVEITAR AS PRAIAS E PISDCINAS NATURAIS, VALE A PENA CONHECE-LAS LUGARES LINDOS
Anônimo
06 fev 2015Agamenon Mariano,conheço a região é sensacional.bela materia,parabéns.
Ozi ximenes
20 jan 2015Um paraíso !! Amo muitooo!!
Rita Pinheiro dos Santos
18 jan 2015Lugar perfeito para descanso..
Raimundo Vidal de Oliveira
16 jan 2015.
Raimundo Vidal
16 jan 2015Conheço essas desde os meus 8 anos de idade, onde, até recentemente frequentei. O casarão em destaque acima, que tem a data de 1790 na portada, pertencia à família de Diogo Magalhães Brandão, meu sogro. As festas de São Benedito em janeiro, Semana Santa e de N. S. do Rosário em outubro, era presença “sagrada”. Cairu … Um canto especial da nossa Bahia !!!
Alan Conceição
16 jan 2015Prezados, para quem quer chegar na ilha de Boipeba de carro segue o melhor caminho:
Saíndo de Salvador via ferry boat.
Siga pela BA-001 até Nilo Peçanha.
Logo após sair de Nilo Peçanha sentido Itacaré, tem uma entrada á esquerda que vai para Caíru.
Antes de chegar em Caíru, siga para o povoado de Torrinhas aonde você deixará o carro no estacionamento (R$10,00/diária).
Pegue a lancha para Boipeba (R$20,00/por pessoa) a viagem dura em média 20 minutos.
Obrigado e boa diversão…
joaquimnery
15 jan 2015Caro Geraldo,
A maneira mais fácil de se chegar à região, é através do Morro de São Paulo. Até lá você pode pegar um catamarã em Salvador. Do Morro de São Paulo existem lanchas e outros barcos que fazem os passeios para Boipeba, Moreré e Cairu.
Andre Lemos dos Santos
15 jan 2015Esse paraíso é perfeito é tudo de bom, vale apena conhecer essas ilhas, sou amante da natureza e lá você encontra um pouco de tudo as belezas naturais, sol ,praias e muita água de côco. Esse é um paraíso de felicidades sem limites.
Geraldo Majella
13 jan 2015Informe meu nobre jornalista quanto custou e quals os acessos para chegar a esse lugar.Parabéns pela matéria.
Juliana
09 jan 2015Amo esse lugar muito lindo, nessa região do baixo sul tem lugares fantasticos, vale a pena conferir .
Luis
09 jan 2015Parabéns pelas matérias! Continue mostrando às nossas costas” baianas…Luís
joaquimnery
09 dez 2014Pergunta difícil Laryssa, mas na Chapada existem muitos. Talvez o Pantanal de Marimbus seja um dos mais exclusivos.
laryssa caetano
09 dez 2014Joaquim, qual foi o lugar mais exclusivo que conheceu na Bahia?