O Morro de São Paulo, na Bahia
- 3199 Views
- joaquimnery
- 15 de março de 2014
- 10
- Bahia Brasil Destaques
Um dos lugares mais encantadores do litoral da Bahia é o Morro de São Paulo, localizado na Ilha de Tinharé, no município de Cairu, na região conhecida como Costa do Dendê. Fica a aproximadamente 130 km de Salvador, seguindo de carro ou de ônibus até Valença de onde se pega um barco para O Morro de São Paulo. A outra opção é ir de catamarã a partir de Salvador, num percurso de aproximadamente 2 horas ou em avião pequeno, que faz o trajeto em 25 minutos.

A vila do Morro de São Paulo tem vestígios do período colonial. A Ilha foi descoberta no século XVI e se tornou um ponto de defesa da barra falsa da Baía de Todos os Santos. O canal de Tinharé entre as ilhas da região passou a ser um importante centro de escoamento de produtos e abastecimento de Salvador.

Até 20 anos atrás a vila de Morro de São Paulo era um lugar bucólico e pacato, conhecido apenas pelos baianos e alguns poucos mochileiros da época. Hoje sofreu intervenções urbanas que valorizaram mais a vila e a tornaram mais atraente para turistas do Brasil e do Mundo. O lugar é agitado, e cheio de pousadas, restaurantes e lojas, possuindo uma vida noturna animada, sobretudo no verão.

As ruas que antes eram de barro ganharam um revestimento e no caminho das praias, uma passarela de madeira liga as três primeiras praias. Esse sempre foi um dos charmes do Morro de São Paulo, as praias são denominadas em sequência: Primeira, Segunda, Terceira e Quarta Praia. Isso servia para orientar os hippies e campistas que acampavam por aí na década de 70.

A Primeira Praia é pequena e fica na parte baixa da vila. A Segunda Praia é o centro do agito. Nas noites de verão fica cheia de barracas que preparam drinks exóticos, como coquetel no fruto cacau e outras delícias típicas.

A Terceira Praia já é um pouco mais tranquila e mais extensa e muito mais bonita que as anteriores. Do cais até aí só dá para ir a pé. A partir da Terceira Praia pode-se alugar charretes para chegar à Quarta Praia.

A Quarta Praia já é mais distante da vila e muito pouco ocupada. O visual é encantador, o mar é calmo e cercado de corais que possibilitam um banho de mar bastante calmo.

Dessa vez ficamos hospedados na Quarta Praia, no Ecoresort Patachocas. Um bom hotel, localizado sob um imenso coqueiral, com uma excelente piscina e uma praia maravilhosa, porém distante da vila. Para irmos até ao Morro de São Paulo precisávamos pegar um “shuttle bus” do hotel, que tinha saída e retorno de uma em uma hora. A estrada muito esburacada até a vila não é confortável, mas combina com o astral do lugar. Os únicos carros que existem no Morro de São Paulo pertencem às pousadas, hotéis e outros serviços.

Caminhando um pouco mais para o sul, a partir do Patachocas, como uma extensão da Quarta Praia, aparece a Quinta Praia ou Praia do Encanto ( a única entre elas que tem nome alternativo), considerada “quatro estrelas” pelo Guia Quatro Rodas.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (10)
Anônimo
26 fev 2015CONCORDO COM JORGE
Andre Lemos dos Santos
24 fev 2015Morro de São Paulo é um lugar paradisíaco, tem de tudo um pouco, um mar muito calmo , as praias são ideais para adultos e crianças, a noite é tudo de bom onde pode ouvir um som de violão. A vida é bela mergulhe sua alma na alma da natureza: absorva a luz do sol,goze a suavidade da lua,contemple o esplendor das estrelas,aspire o perfume das flores.
Agnaldo Silva
24 fev 2015Concordo com Jorge, vamos ao plebiscito? tá na ora de consertar este erro infeliz, vamos lá gente, vamos também mudar o rumo da história deste belíssimo lugar.
Cidileusa
23 fev 2015Ja tive a oportunidade de desfrutar das belezas de Morro de São Paulo. Naturalmente maravilhoso! lindo.
carlos oliveira
22 fev 2015Lugar lindo, porem infelizmente o crescimento desordenado e praticamente os donos de pousadas, restaurantes e outros comercios estao na mao dos estrangeiros. Perdeu aessencia de ilha e praticamente uma grande cidade , faltando apenas veiculos automotivos, o capitalismo destroi toda uma historia. Conheci esse paraiso hoje degradado em 1993. Governantes olhe por esse lugar antes que seja tarde.
lula
20 fev 2015Lindo lugar, mas nos últimos 4 anos alguns problemas sérios surgiram, como esgoto a céu aberto poluindo um córrego que deságua na 3ª praia…Na maré baixa o cheiro ta insuportável no local, justamente onde os turistas pegam os barcos para passear pela ilha. Um absurdo que ninguém toma providência, mesmo depois de denuncias feitas pelos nativos e visitantes ao MP.
Anônimo
20 fev 2015Lindo lugar, mas nos últimos 4 anos alguns problemas sérios surgiram, como esgoto a céu aberto poluindo um córrego que deságua na 3ª praia…Na maré baixa o cheiro ta insuportável no local, justamente onde os turistas pegam os barcos para passear pela ilha. Um absurdo que ninguém toma providência, mesmo depois de denuncias feitas pelos nativos e visitantes ao MP.
Alan
20 fev 2015Srs. O nome não faz alusão ao estado de SP e sim ao Santo.
jorge
19 fev 2015Devido a procura de descanso aqui no nordeste e infelizmente deram esse nome a um lugar paradisíaco e maravilhoso, concordo com anonimo, mas digo anonimo não tenha medo voce está com razão e acho que deve-se mudar o nome por ex: Garapuá ou Guaiamun.
Anônimo
19 fev 2015eu acho que deveria mundar o nome desta ilha devido esses elementos paulistas falarem tao mal de nos nordestinos