Começando uma aventura pelo Pantanal
- 213 Views
- joaquimnery
- 22 de junho de 2023
- Brasil Mato Grosso Super Destaque
10 de junho de 2023
A Transpantaneira
A Estrada Parque Transpantaneira fica inundada no período de cheias do Pantanal e interditada em parte da sua extensão, de dezembro a março. Só passam os grandes aventureiros e em carros especiais. A partir de abril, as águas começam a baixar e a estrada começa a ser novamente utilizada. Enquanto a estação das secas não se consolida, imensos atoleiros vão se formando na pista argilosa. Cruzar a Transpantaneira se torna uma grande aventura. Foi isso que fizemos por lá. No período que fomos ainda existiam grandes atoleiros. Apenas carros com dupla tração (4X4) conseguiam passar, mesmo assim com muita dificuldade. É preciso dirigir com cuidado e muito devagar para evitar acidentes e não ficar pelo caminho.

O ciclo da vida
Quando as águas começam a baixar, a partir de maio e até novembro, a maior concentração de peixes nas lagoas das margens da estrada, atrai muitos pássaros e a vida no Pantanal vira uma festa. É o ciclo da vida.

O acesso à Transpantaneira
Chegar ao portal que dá acesso à Transpantaneira já é um momento de emoção. A partir daí começa uma grande aventura, recheada de animais e com uma forte identidade cultural. O Pantanal é um ecossistema frágil e fortemente ameaçado pelas interferências antrópicas. Os grandes incêndios se repetem quase que anualmente e ameaçam a fauna e flora local.

O turismo sustentável na região
A partir do ano 2000, houve uma série de incentivos para o setor do ecoturismo e isso fez surgir várias pousadas na Planície do Pantanal, que passaram a estimular a observação da fauna e flora locais e a convivência com a cultura pantaneira, gerando um turismo sustentável na região.

A Estrada Parque
A Transpantaneira é uma estrada cênica que possibilita a avistagem de uma grande quantidade de animais do Pantanal. Aves, pássaros, répteis e mamíferos diversos. O primeiro animal que vimos foi um jacaré. Descobrimos logo a seguir que eles estão por todos os lados e não deixaríamos mais de ver. Em todas as lagoas na beira da estrada os jacarés aparecem.

O Jacaré-do-Pantanal
Existem algumas espécies de jacarés no Pantanal. Os mais comuns são o Jacaré-do-papo-amarelo e o Jacaré-do-Pantanal. Os machos podem medir até três metros. Já foram animais bastante caçados, no passado, sobretudo para o aproveitamento da carne e do couro para a indústria de calçados, bolsas e cintos, chegando a ficar ameaçados de extinção. A proibição da caça do jacaré e as campanhas de educação ambiental, fizeram com que a população desses animais fosse refeita e hoje estão temporariamente livres da ameaça de extinção. Estima-se que existam mais de três milhões de jacarés adultos no Pantanal Brasileiro.

O Aymara Lodge
Ao longo da Transpantaneira existem dezenas de lodges, hotéis e pousadas, que incrementam o turismo ecológico na região. Nos primeiros dias dessa nossa viagem ao Pantanal, ficamos hospedados no Aymara Lodge, em Mato Grosso, a 25 km do início da Estrada Parque Transpantaneira, numa reserva natural privada de 238 hectares. É uma pousada com “pegada” ecológica, que proporciona uma boa experiência no cerrado do Pantanal.

Trilhas e safaris
A pousada fica numa antiga propriedade rural do Pantanal e tem um ecossistema bastante preservado. As trilhas pela mata permitem uma observação da flora local com toda a sua exuberância. Nos dois dias que passamos na Aymara Lodge, fizemos trilhas pela mata e safaris pelas águas do Pantanal.

Leia mais:
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.